Notícias
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
CAPES participa de reunião do painel sobre mudanças climáticas
Até a próxima sexta-feira, 17 de março, cientistas e representantes de governos de diversos países participam da plenária para aprovação do Relatório Síntese do sexto ciclo de avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). A reunião começou no último dia 13, em Interlaken (Suíça), e Mercedes Bustamante, presidente da CAPES contribuiu como uma das revisoras-editoras do relatório.
Durante o encontro, o IPCC vai apresentar e debater os resultados dos relatórios de seus três grupos de trabalho e os relatórios especiais sobre as alterações climáticas do mundo. Os grupos de trabalhos abrangem a base da ciência física, impacto, adaptação e vulnerabilidade, e mitigação da mudança do clima. Os documentos subsidiarão políticas públicas e privadas relevantes para o setor.
Para Mercedes Bustamante, o Brasil precisa incorporar as mudanças climáticas de forma transversal em suas políticas e economia. A presidente da CAPES afirma que é necessário avançar nas ações de mitigação, ou seja, de redução das emissões nacionais de gases de efeito estufa, mas também estruturar rapidamente ações robustas de adaptação para responder aos impactos presentes e futuros da mudança do clima. “ Uma cadeia de ações que precisa ser encaminhada com justiça social, equidade, redução de pobreza e sustentabilidade”.
O IPCC, que chega à sua 58ª reunião, foi criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep) e pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) em 1988. Atualmente, tem a participação de 195 países, entre eles o Brasil. O objetivo é fornecer, aos formuladores de políticas, avaliações científicas regulares sobre a mudança do clima, suas implicações e possíveis riscos futuros, além de propor opções de adaptação e mitigação.
As atividades também envolvem o desenvolvimento de metodologias para o cálculo de emissões e remoções de gases de efeito estufa. Na avaliação de Hoesung Lee, presidente do IPCC, “o maior desafio e oportunidade, simultâneos, é o aumento maciço na conscientização pública sobre as mudanças climáticas, desde o quinto relatório de avaliação, e a prontidão dos governos e outros atores para enfrentar o problema”.
Com informações do IPCC e do MCTI.
Legenda das imagens:
Banner: Imagem ilustrativa (Foto: iStock)
Imagem 1: Mercedes Bustamante, presidente da CAPES (Foto: Luiz Fortes - MEC)
Imagem 2: Logotipo do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) (Foto: Divulgação)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES