Notícias
Capes participa de fórum de licenciaturas no Paraná
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) esteve presente na abertura do Fórum das Licenciaturas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná. O encontro aconteceu no último dia 27 e reuniu representantes do governo do estado, professores e estudantes da universidade.
A representante da Diretoria de Educação Básica da Capes Andreisa de Oliveira Cardoso apresentou alguns dos programas da agência para a valorização das licenciaturas e nova missão da Coordenação, que, desde 2007, se voltou para a formação de professores da Educação Básica.
Em uma exposição sobre os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que revelam a situação da educação básica no Brasil, com desempenho muito aquém dos padrões de primeiro mundo, a analista da Capes demonstrou a importância de capacitar melhor os docentes no país. "Para melhorar os índices de educação básica temos que melhorar a formação de nossos professores", afirmou.
A Capes tem desenvolvido uma série de programas e iniciativas para uma formação mais completa dos docentes em exercício, mas também dos futuros professores. Andreisa Cardoso destacou, portanto, o valor dos estudantes licenciandos nesse processo. "Vocês são protagonistas da revolução que está acontecendo nas licenciaturas no país", concluiu.
UEPG
Na ocasião, o reitor da UEPG, João Carlos Gomes, lembrou a criação da Faculdade de Ciências, Letras e Artes de Ponta Grossa, em 1949, com os cursos de licenciatura em matemática, história, geografia e letras. "O ensino superior no interior do Paraná, nasceu em Ponta Grossa, há 62 anos, com a finalidade principal de formar professores", afirmou.
Para Gomes, a formação de qualidade baliza os princípios institucionais da UEPG até os dias atuais. O reitor considera o atual momento das licenciaturas positivo, devido às políticas de governo, que reconhecem a importância da educação em todas as esferas. "A UEPG se insere nesse contexto participando de editais e implantando programas governamentais que visam à formação docente", completou.
O Fórum das Licenciaturas acontece a cada ano e integra os cursos de licenciaturas na universidade. Saiba mais sobre a UEPG .
(Com informações da Assessoria de Comunicação da UEPG)
Conheça os programas de valorização da licenciatura da Diretoria de Educação Básica:
Pibid
O
Pibid
oferece bolsas aos estudantes de licenciatura para atuarem em escolas públicas de maneira supervisionada. Um dos objetivos do programa é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior, assim como a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.
Prodocência
O
Prodocência
atua com o objetivo de valorizar a formação e reconhecer a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica. O programa seleciona propostas que contemplem novas formas de gestão institucional e desenvolvam experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador. As iniciativas contempladas apresentam projetos de cooperação entre unidades acadêmicas que busquem elevar a qualidade da formação dos futuros docentes. A integração entre educação superior e educação básica, assim como a superação de problemas identificados nas avaliações feitas nos cursos de licenciatura também são objeto do programa.
Observatório da Educação
O
Observatório da Educação
fomenta pesquisas educacionais com interesse especial nos estudos sobre os processos de alfabetização e de domínio da língua portuguesa e da matemática.As propostas de projetos de estudos contempladas pelo Observatório são apresentadas por núcleos de pesquisa formados por docentes coordenadores, estudantes de doutorado, mestrado e graduação e professores em efetivo exercício ou profissionais que exerçam a função de coordenador ou supervisor pedagógico na rede pública. O programa pretende ser também um incentivo para que as instituições renovem seus cursos de licenciatura e organizem programas pós-graduação que contemplem os temas da alfabetização, do domínio da língua materna e dos fundamentos da matemática.
Observatório da Educação Escolar Indígena
O
Observatório da Educação Escolar Indígena
tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de estudos e pesquisas em educação, que explorem ou articulem as bases de dados do Inep, visando estimular a produção acadêmica e a formação de recursos pós-graduados (mestrado e doutorado) e fortalecer a formação de profissionais da educação básica intercultural indígena, professores e gestores, para os territórios etnoeducacionais.
Novos Talentos
O
Programa Novos Talentos
visa fomentar a realização de atividades extracurriculares como cursos, oficinas ou atividades equivalentes, no período de férias das escolas públicas ou em horário que não interfira na frequência escolar. O objetivo é a inclusão social e desenvolvimento da cultura científica de alunos e professores das escolas da rede pública de educação básica. As atividades irão ocorrer nas dependências de universidades, laboratórios e centros avançados de estudos e pesquisas, museus e outras instituições.