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EDUCAÇÃO
CAPES participa de Encontro Escolar Indígena do Amazonas
A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, participou do Encontro de Educação Escolar Indígena do Amazonas, realizado entre 28 e 30 de janeiro, em Manaus. Expandir o acesso de estudantes indígenas às licenciaturas e programas de pós-graduação é uma meta do Governo Federal para contribuir com o desenvolvimento dos territórios e a preservação de conhecimentos e tradições.
O tema do encontro foi "Fortalecendo as políticas de educação frente à crise climática nos Territórios Etnoeducacionais do Amazonas", e a presidente apresentou programas da Fundação voltados à oferta de educação de qualidade para os povos indígenas. Organizado pelo Fórum de Educação Escolar e Saúde Indígena (Foreeia), o evento reuniu lideranças indígenas, representantes de organizações governamentais e não governamentais, coletivos de estudantes indígenas e professores para debater políticas públicas de educação.
Denise Pires de Carvalho destacou a importância da educação indígena e o papel da CAPES no fortalecimento da formação acadêmica dos estudantes. Para ela, apesar dos avanços nos últimos anos, ainda há desafios a serem superados, como o aumento do número de mestres e doutores indígenas no Brasil. “Atualmente, há uma grande demanda por profissionais qualificados para atuar na educação básica e superior dentro das comunidades indígenas”, ressalta.
A presidente apresentou ações da CAPES, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), voltadas ao fortalecimento da educação indígena, como o Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), “que têm contribuído para a qualificação de professores indígenas em diversas regiões do país”. Além disso, mencionou o aumento das vagas nos programas de equidade, com um número expressivo de bolsas destinadas à educação indígena, especialmente na Amazônia, o que demonstra o compromisso da CAPES com a formação desses profissionais.

- Imagem: Denise Pires de Carvalho destacou a importância da educação indígena e o papel da CAPES no fortalecimento da formação acadêmica dos estudantes (Divulgação)
Outro ponto abordado foi a necessidade de ampliar os cursos de mestrado e doutorado para os indígenas. A gestora explicou que a criação de novos programas depende da submissão de propostas por parte das instituições de educação superior e de pesquisa e incentivou que as da região Norte estruturarem projetos para atender essa demanda. Ela ponderou que, no último edital, apenas uma proposta de mestrado profissional em educação indígena, em rede, foi submetida, o que demonstra a necessidade de maior mobilização para garantir novas oportunidades acadêmicas.
A presidente reforçou que a CAPES seguirá trabalhando para fortalecer políticas de acesso à educação, garantindo financiamento e apoio institucional para programas que promovam a inclusão e a valorização das culturas indígenas no ensino superior. A íntegra do evento pode ser vista no Youtube do Foreeia.
Pelo Ministério da Educação, estiveram presentes as secretárias de Educação Básica (SEB), Kátia Helena Schweickardt, e de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Zara Figueiredo. O secretário de Educação Superior (Sesu), Alexandre Brasil, também participou do encontro, entre outros da equipe do MEC.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
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