Notícias
Capes participa de encontro com Elsevier
O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Jorge Almeida Guimarães, em comitiva com representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), participou em junho, na Holanda, de reunião com a editora da Elsevier.
O encontro possibilitou a discussão de temas relevantes para a comunidade científica brasileira usuária do Portal de Periódicos da Capes, uma vez que mais de 30% dos artigos científicos de autores brasileiros é publicada em revistas disponibilizadas pela Elsevier.
Entre os assuntos tratados está o projeto de acesso livre aos artigos de autores brasileiros publicados em periódicos da Elsevier. O objetivo é o desenvolvimento de uma ferramenta para armazenar e disponibilizar na internet artigos científicos escritos por pesquisadores brasileiros em periódicos da editora. Desta forma, os textos serão disponibilizados no formato open access, ou seja, poderão ser consultados livremente.
A ferramenta permitirá também que o autor, ao submeter um artigo para publicação em um desses periódicos, terá também a opção de escolher se o texto pode ou não ter seu acesso liberado.
Também foi discutida no encontro a viabilidade de criação, no Brasil, de um ambiente de back up do acervo de dados da editora para atender as contratantes da América Latina.
Na reunião, ficaram definidas as providências a serem tomadas pelas instituições e o pré-agendado de um calendário para implementação das ações acordadas, as quais deverão ser divulgadas em setembro, durante o lançamento do prêmio SCOPUS, ocasião em que representantes da Elsevier visitarão o Brasil.
Estavam presentes na reunião o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Álvaro Prata; o coordenador de pesquisa do Instituto Nacional do Câncer, Guilherme Kurtz; o representante do MCT, Ronaldo Mota; o pesquisador e diretor do CNPq, José Oswaldo Siqueira e a diretora de Gestão da Capes, Denise de Menezes Neddermeyer.