Notícias
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CAPES participa de congresso nacional do ProfLetras
O Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras) realiza nesta semana seu III Congresso Nacional, em Fortaleza (CE). A CAPES participou da abertura do evento na segunda-feira, 6 de novembro, na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Em seu discurso, Suzana Gomes, diretora de Educação a Distância da Fundação, destacou a formulação do novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) e a finalidade do seu departamento, responsável por ações como o ProfLetras.
A execução de oficinas em todo o Brasil para construir uma Agenda de Formação de Recursos de Alto Nível que embasará o PNPG esteve no discurso de Suzana. É a primeira vez que a Fundação trabalha dessa maneira no preparo da principal política pública de médio e longo prazo da pós-graduação brasileira, ouvindo diretamente a sociedade, o governo, o setor produtivo e a comunidade acadêmica dos estados.
A interiorização é uma das vertentes do trabalho. Para alcançá-la a DED trabalha com dois pontos de sucesso: o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que atende 139 mil estudantes de 139 instituições, em 967 polos, com preferência para licenciandos, e os Programas Profissionais para Professores da Educação Básica (Prof/ProEB) que reúne 4,3 mil alunos em 132 instituições. “Nós estamos trabalhando para melhorar a qualidade da formação dos professores que atuam nos ensinos fundamental e médio”, sintetizou a direitora.
O próprio ProfLetras, que em 2023 completou 10 anos e já titulou mais de 4,1 mil mestres, é um dos Prof/ProEB. Maria da Penha Casado, coordenadora nacional do Programa, afirmou que este “se desenvolve e se consolida no chão da escola”, ao providenciar formação continuada a professores de Língua Portuguesa. A gestora ainda apontou um fator social da ação: “Nossas estatísticas mostram, com evidência, que muitas das mulheres formadas pelo ProfLetras são as únicas de suas famílias a terem nível superior”.
O tema do III Congresso Nacional do ProfLetras é ‘Educar para a democracia, para a equidade e para a pluralidade’. O evento segue até quarta-feira, 8, no campus Itaperi da Uece. O objetivo é compartilhar conhecimentos adquiridos nos trabalhos desenvolvidos pelo Programa, que alia a teoria da carga do curso com a prática dos professores na sala de aula.
Sobre o ProEB
O Prof/ProEB proporciona a formação continuada stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado profissionais, aos professores em exercício na rede pública de educação básica, com aulas semipresenciais. O Programa, criado em 2011, apoia as instituições associadas, responsáveis pela implantação e execução de cursos em todo o território nacional, com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da educação básica. Ao todo, são 12 programas de mestrado e um de doutorado.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES