Notícias
PLATAFORMA DE DADOS
CAPES participa da Rede Aprender
O Ministério da Educação lançou na quarta-feira, 28 de junho, a Rede Aprender, Plataforma Nacional de Interoperabilidade e Análise de Dados em Educação. A iniciativa pretende integrar, no futuro, dados de instituições de ensino. O objetivo é simplificar processos, melhorar a qualidade dos dados e dar mais visibilidade às informações relacionadas à educação brasileira, facilitando o seu rastreamento.
As Diretorias de Avaliação (DAV) e de Tecnologia da Informação (DTI) da CAPES participaram ativamente do trabalho com o MEC, construindo redes de colaboração e ferramentas técnicas que ajudaram a concretizar o projeto-piloto. “O acesso a dados e informações de qualidade é fundamental para a tomada de decisões. Quanto mais se tem dados confiáveis e completos, mais a decisão se torna consciente e acertada”, observou M ilton Sampaio , diretor de Tecnologia da Informação da CAPES. Para ele, “a informação de qualidade relacionada à pós-graduação é o principal ativo da CAPES e o valor a ser entregue para a sociedade”.
Talita Moreira de Oliveira, coordenadora-geral de Atividades de Apoio à Pós-Graduação, enfatizou que a Rede Aprender será útil para a CAPES “obter dados da pós-graduação stricto sensu a partir da informação prestada pelas instituições de ensino superior e, com isso, otimizar e facilitar o fluxo de preenchimento dos dados da Plataforma Sucupira, desburocratizando o processo”.
Legenda das imagens:
Banner e imagem 1:
Diretor de Tecnologia da Informação da CAPES, Milton Sampaio, discursou no evento
(Foto: Luiz Fortes - MEC)
Imagem 2:
Lançamento aconteceu em cerimônia no MEC, em Brasília
(Foto: Luiz Fortes - MEC
)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES