Notícias
Capes participa da 29ª Mostratec em Novo Hamburgo
Foi realizada nesta terça-feira, 28, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS, a abertura da 29ª edição da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada pela Fundação Liberato, destinada à apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional de nível técnico.
Nesta edição, estão expostos 482 projetos em 13 áreas do conhecimento, sendo 370 de alunos do ensino médio e educação profissional (de 14 a 20 anos) e 112 compondo a Mostratec Júnior, referente a alunos do ensino fundamental (de 7 a 13 anos).
Em seu discurso, o diretor executivo da Fundação Liberato, Léo Weber, ressaltou a importância da difusão e fortalecimento da ciência jovem no Brasil e no mundo. "Precisamos usar a ciência como ferramenta pedagógica. O acesso à ciência deve ser direito de todo cidadão." Em seguida, parabenizou alunos e pesquisadores finalistas e agradeceu aos parceiros do evento, entre eles à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), órgãos de fomento que, por meio de editais próprios, garantem a infraestrutura de eventos dessa natureza.
Cleber Pronadov, secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul, relatou sua percepção sobre a mostra. "Vejo que a cada ano a feira se transforma, se renova. Com isso, tem se tornado uma das mais importantes feiras em seu propósito. A Mostratec extrapola as fronteiras do nosso estado e contribui para a mudança da filosofia de trabalho nas escolas e universidades." Sobre os finalistas, o secretário finalizou dizendo que todos são vencedores, independentemente do resultado, pois levam a ciência no coração como elemento de transformação da vida.
Educação Básica
Durante a abertura, o secretário da Educação do estado, José Clóvis de Azevedo, tratou sobre a educação básica. "Vivemos um momento em que a educação básica, principalmente, está desafiada e, com isso, iniciando uma mudança de paradigma. É preciso introduzir a pesquisa juntamente ao ensino, pois ela é elemento fundamental da aprendizagem. A pesquisa transforma os estudantes de indivíduos pacientes a indivíduos agentes, produtores de conhecimento. Temos que implementar a pesquisa e fazer uma reformulação de nossos educadores para que respondam adequadamente à realidade atual. A escola passou a ser um espaço de criação e não apenas um espaço de reflexão."
Finalizando, o prefeito de Novo Hamburgo, Luis Lauermann, revelou o total apoio para o crescimento das ações de inovação tecnológica e científica. "Elogio o permanente trabalho da Fundação Liberato que serve de estímulo para outras instituições. A cada mostra, temos um processo profundo de qualificação. Estamos no caminho para fazer com que o acesso à pesquisa seja um direito universal."
Capes
A Capes está com estande na Mostratec divulgando ações da fundação para a pós-graduação e para a formação de professores da educação básica. Nos folders distribuídos estão informações sobre programas como Universidade Aberta do Brasil (UAB), Ciência sem Fronteiras, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Novos Talentos, Programa de Apoio a Eventos no País (Paep), entre outros. Também está sendo apresentada a Britannica Escola Online. A mostra acontece até sexta-feira, 31 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS.
Mostratec
A Mostratec conta com a participação de projetos de pesquisa do Brasil e diversos outros países, além de eventos integrados como Seminário Internacional do Ensino Técnico (SIET), Mostratec Júnior, Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.
A feira promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.
A cada ano, o número de visitantes e participantes aumenta, dentre eles empresários, autoridades nacionais e internacionais, profissionais de diversas áreas, educadores, estudantes, imprensa e comunidade em geral, tornando a Mostratec um dos principais eventos educacionais do país.
Acesse a programação do evento aqui .
(Natália Morato)