Notícias
AVALIAÇÃO QUADRIENAL
CAPES organiza seminário de Meio-Termo
A CAPES está finalizando os preparativos para o Seminário de Meio-Termo, que acontece de 2 de outubro a 24 de novembro na sede da Fundação, em Brasília. O encontro reúne todos os coordenadores das 49 áreas de avaliação e representantes de programas de pós-graduação (PPG) para discutir o andamento do processo avaliativo referente ao quadriênio 2021-2024, além de aprimoramentos para o quadriênio 2025-2028.
Os seminários de meio-termo acontecem no terceiro ano de cada ciclo da avaliação, abrindo um espaço de planejamento na condução dos processos avaliativos. Também cria oportunidades para compartilhamento de experiências e análise do desempenho dos PPG nos dois primeiros anos do quadriênio.
Durante o Seminário, os dados dos PPG inseridos pelas próprias instituições de ensino superior e pesquisa no módulo Coleta da Plataforma Sucupira são apresentados e discutidos pelos participantes de cada área. Para facilitar essa atividade, a CAPES prepara uma série de planilhas com indicadores que serão analisados.
Gerson Yukio Tomanari, coordenador da área de Psicologia na avaliação da CAPES, classifica o seminário como fundamental, neste momento em que os programas de pós-graduação se preparam para a Avaliação Quadrienal. “O encontro organiza as informações e faz um painel do estado de cada área nesses dois primeiros anos do período avaliativo, de forma que cada programa possa se localizar e ter uma perspectiva do processo em andamento”. O professor ressalta que o seminário não é uma avaliação em si, mas afirma que, com o conjunto de dados disponíveis, é possível ter uma visão ampla de cada área e programa.
Rinaldo Roberto de Jesus Guirro, coordenador da área de Educação Física, destaca a importância do Meio-Termo, por atualizar os PPG em relação ao cenário do momento e disseminar as informações sobre a Avaliação Quadrienal. “Essa participação também contribui com a troca de experiências, pois um procedimento utilizado em um programa pode ser aproveitado por outro, o que repercute na vida diária dos programas”, afirma.
Os dois coordenadores lembram que o seminário também terá espaço para discussão da ficha de avaliação do próximo quadriênio (2025-2028). “Será uma oportunidade de debater com os programas”, diz Gerson. “É uma grande discussão, no sentindo de alinhar a própria ficha de avaliação, em função de uma análise prévia do biênio anterior ao Meio-Termo”, salienta Rinaldo.
Após o encontro, relatórios são elaborados pelas coordenações de área de avaliação e divulgados nas páginas de cada área, no site da CAPES. Os documentos fornecem uma visão geral do desempenho dos PPG nos dois primeiros anos do ciclo avaliativo. Além das atividades desenvolvidas durante o seminário, cada relatório descreve o panorama da área a partir de análises de dados, diretrizes para a ficha de avaliação, orientações e recomendações aos programas de pós-graduação.
Legenda de imagens:
Imagem 1: Gerson Yukio Tomanari é coordenador da área de Psicologia na CAPES. ( Naiara Demarco CGCOM/CAPES)
Imagem 2: Rinaldo Roberto de Jesus Guirro é coordenador da área de Educação Física na CAPES. ( Naiara Demarco CGCOM/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES