Notícias
MOSTRA INTEGRADA
CAPES mostra seu papel na comunidade acadêmica
Nesta terça-feira, 3, em participação na 17ª Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Mipe), da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, falou sobre o ‘Papel da CAPES na Educação Brasileira’ à comunidade acadêmica. A iniciativa estimula práticas pedagógicas inovadoras, a integração entre ensino, pesquisa, extensão e cultura e troca experiências positivas.
Mercedes contextualizou a pós-graduação no País, destacando que essa estimulou o processo de modernização das universidades, que “passaram de reprodutoras de conhecimento, para produtoras, ao longo dos anos”. Ao apresentar o desempenho de Santa Catarina, frisou que o estado foi um dos primeiros a interiorizar a pós-graduação. A gestora apresentou um comparativo do desenvolvimento da pós-graduação no Brasil, na Região Sul e em Santa Catarina.
Outros pontos destacados foram os desafios do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), entre eles “sua interiorização e internacionalização”, e o compromisso da CAPES com a formação de professores. Referindo-se a processos em andamento, explicou a construção do novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), cuja consulta pública começará no mês de outubro na plataforma Participa + Brasil.
A apresentação completa pode ser acessada no YouTube da Furb.
Legenda das imagens:
imagem dentro da matéria: Montagem do print da tela do computador. Mercedes Bustamante participa da 17 ª Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Mipe). (Foto: Divulgação )
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). (Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES.