Notícias
Capes leva estudantes a 14 países
O processo seletivo de bolsas de estudos para doutorado pleno no exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), cujo resultado foi publicado na última segunda-feira, 6, levará 84 estudantes brasileiros para cursarem doutorado em 14 países diferentes. O principal destino dos bolsistas é a Grã-Bretanha, com 25 projetos, seguido pela França com um total de 20 projetos. A maioria das pesquisas se destina à Europa, mas há projetos a serem realizados na Nova Zelândia, Austrália e Canadá.
Os estudantes contemplados pelas bolsas receberão: seguro saúde, nos países que não ofereçam este tipo de cobertura; auxílio deslocamento, com passagens de ida e volta do exterior para o bolsista e um dependente; auxílio instalação, contribuição para as despesas iniciais de acomodação do bolsista e de seus dependentes; taxas escolares, em que a Capes arca com o pagamento de eventuais anuidades/taxas acadêmicas que sejam cobradas pelas instituições estrangeiras.
Os candidatos aprovados na seleção para o programa devem enviar a documentação complementar até o próximo dia 30 de julho para a emissão da Carta de Concessão. A bolsa dos candidatos selecionados deverá ser implementada ainda no segundo semestre de 2009. A concessão da bolsa depende agora da complementação da documentação final requerida pela Capes até 15 dias antes da data de embarque para o exterior para início das atividades acadêmicas.
Veja o resultado.
Confira o que já foi publicado sobre o assunto:
Selecionados 84 candidatos para doutorado pleno no exterior
Maturidade acadêmica é avaliada em seleção para doutorado pleno
Capes oferece 100 bolsas para doutorado no Exterior