Notícias
NOTA DE PESAR
CAPES lamenta morte do cientista Ludwig Buckup
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lamenta a morte do professor e cientista Ludwig Buckup nesta terça-feira, 23, aos 88 anos. À família, prestamos nossa solidariedade e profundo sentimento de pesar.
Importante consultor e colaborador da CAPES, especialmente na área de cooperação internacional, Ludwig também era membro do Conselho Federal de Biologia e integrante do Conselho da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
Com mais de meio século dedicado às pesquisas e ao ensino na UFRGS, Ludwig Buckup foi um dos idealizadores do Museu Rio-Grandense de Ciências Naturais, inaugurado em 1955. Professor e pesquisador do Departamento de Zoologia, como especialista em crustáceos, orientou alunos de pós-graduação no Rio Grande do Sul e no Paraná. Na década de 1990 exerceu o cargo de pró-reitor de Extensão na mesma instituição.
Paulistano de nascimento, Buckup vivia desde 1951 em Porto Alegre, onde foi também foi diretor da orquestra sinfônica da cidade. O cientista estava internado há cerca de um mês por causa da COVID-19.
A CAPES é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES