Notícias
DIA DO PROFESSOR
CAPES investe para valorização dos professores
A primeira das iniciativas, anunciada em fevereiro, foi o reajuste no valor das bolsas para a formação inicial de professores. Para os 91 mil bolsistas dos Programas de Iniciação à Docência e Formação de Professores da Educação Básica (Pibid) e Residência Pedagógica (PRP), o valor subiu 75%, passando de R$ 400 para R$ 700. Além desse aumento, a Fundação aumentou o número de bolsas dos dois Programas, o Pibid com mais de 25 mil novas vagas, totalizando 55.043, e o PRP com mais de 5 mil, alcançando 31.281 benefícios.
Atendendo à demanda da sociedade por inclusão, a CAPES criou o Parfor Equidade para as redes públicas e comunitárias de educação escolar indígena, quilombola e do campo, educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos. O edital está aberto e serão duas mil novas vagas. A ação integra o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, e vai formar, entre outros, estudantes autodeclarados pretos, indígenas, população do campo e estudantes com deficiência.
Novas vagas também foram anunciadas para o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB): 290 mil, para graduação e especialização lato sensu em cursos de educação a distância. Este é o maior número de vagas desde a sua criação, em 2006. Já o Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB) abriu 4,7 mil vagas e o Programa Ciência é 10! está ofertando outras 8 mil.
Este ano, a CAPES também devolveu o nome do educador Paulo Freire à mais importante ferramenta de gestão dos programas de formação de professores para a educação básica. A Plataforma Freire reúne quase 700 mil currículos de alunos, professores, gestores e secretários de Educação. A comunicação desse conjunto de iniciativas foi tema da Revista CAPES em Foco e do PodCAPES.
A CAPES na formação de professores da Educação Básica:
- Ações na Formação Inicial de Professores:
- UAB (Universidade Aberta do Brasil) - Criado em 2006, com 121 mil matriculados - 70% deles em cursos de formação de professores, em 971 polos EaD (55% deles em cidades com muito baixo, baixo e médio IDHM) em 850 municípios de todas as regiões e estados do Brasil em parceria com 143 instituições públicas de ensino superior. Já formou 270 mil alunos.
- Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) - Criado em 2007, proporciona aos estudantes da primeira metade do curso de Licenciatura a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica, desenvolvendo ações e projetos. O Programa já beneficiou 317 mil participantes e conta, atualmente, com a parceria de 248 instituições de ensino superior e a participação de 49.278 bolsistas de iniciação à docência.
- PRP (Programa Residência Pedagógica) - Criado em 2018, tem como finalidade fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes da segunda metade dos cursos de Licenciatura. Atualmente, o Programa conta com a participação de 31.345 residentes, e é executado em parceria com 225 instituições de ensino superior.
- Ações na Formação Continuada/em Serviço de Professores:
- Parfor (Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) - Criado em 2009, o Programa já teve a participação de mais de 100 mil professores que trabalham em sala de aula nas redes públicas de ensino da educação básica sem a formação adequada. Atualmente, há 12 mil matriculados em mais de 100 cursos oferecidos por 38 instituições de ensino superior de todas as regiões do País.
- ProEB (Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica) - Criado em 2011, oferece formação continuada stricto sensu, em nível de mestrado profissional, aos professores em exercício, de 12 áreas do conhecimento, nas redes públicas de ensino da educação básica. Já formou cerca de 16 mil professores e conta, atualmente, com 13.000 alunos matriculados.
- Programas de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá, na Irlanda e nos Estados Unidos – Desde 2013, a CAPES é parceira na oferta de cursos internacionais para o aperfeiçoamento de professores e gestores das redes públicas de ensino da educação básica. Mais de 3.000 profissionais já participaram desses Programas.
- C10! (Ciência é 10!) - Criado em 2019, é um curso de especialização para professores em exercício no sistema público de ensino que dão aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Já formou 3 mil profissionais em parceria com 19 instituições de ensino superior. Este ano, a CAPES abriu outras 3 mil vagas e, para 2024, estão previstas mais 5 mil.
- Curso Docência Digital - Criado em 2020, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), aprimora e desenvolve habilidades e competências em tecnologias educacionais. Divide-se, atualmente, em nove cursos com mais de 230 mil inscritos.
- Para a realização dessas ações, a CAPES conta com as seguintes Plataformas:
- Plataforma Freire - Criada em 2009, homenageia o educador Paulo Freire. Nela são geridos os Programas Pibid, Parfor, PRP e ProEB. O sistema reúne mais de 700 mil currículos de alunos, professores, gestores e secretários de educação.
- EduCAPES - Criada em 2016, é uma Plataforma que reúne e oferece aos professores da educação básica, aproximadamente, 420 mil materiais de pesquisa e ensino licenciados para o acesso aberto.
- Revista CAPES em Foco - Traz temas prioritários para a educação e a ciência brasileiras. A primeira edição abordou projetos de enfrentamento à COVID-19, a segunda, a redução das desigualdades do País pela pós-graduação, a terceira traçou um histórico dos mais de 70 anos da Fundação e a quarta falou sobre a formação de professores para a educação básica.
- PodCAPES – Podcast criado em 2023 para divulgar programas desenvolvidos pela CAPES, ações em andamento, editais abertos ao público e entrevistas com diretores e outros colaboradores da Fundação sobre o trabalho realizado em cada área.
Legenda de imagens:
Banner e imagem dentro da matéria: Imagem ilustrativa (Foto: iStock)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).(Brasília – Redação CCS/CAPES).
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES