Notícias
DIA DA EDUCAÇÃO
CAPES investe na formação de cientistas e professores
O Dia da Educação é comemorado, no Brasil, em 28 de abril, quando, há 23 anos, 164 países assumiram o compromisso de assegurar desenvolvimento educacional para todos. Durante o Fórum Mundial de Educação, realizado em Dakar, no Senegal, foram firmados objetivos e metas a partir da cooperação com agências e instituições regionais e internacionais. Este acordo foi chamado de Declaração de Dakar.
Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, destaca a relevância que o atual governo tem dado à educação já no início do mandato. “Aumentamos os investimentos na formação de cientistas e professores da educação básica, com o reajuste nos valores e o acréscimo de bolsas e mais recursos para a pesquisa, demonstrando compromisso com a melhoria da qualidade do ensino e o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental do Brasil de maneira inclusiva”, afirma.
Atualmente, são ofertadas mais de 188 mil bolsas de pós-graduação e em programas de formação de professores na CAPES. Essas ações convergem com o compromisso da Declaração de Dakar.
Lucas Dal Berto, licenciado em matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG), foi interventor do Pibid por três anos. Em escolas de Goiânia, usou recursos interativos no dia a dia “quando via que a professora abordava um tema que não era bem entendido”, explica. Para ele, a construção do Programa com observação, intervenção e posterior debate com a turma dava mais segurança para aplicar as ações junto aos alunos. Hoje, são concedidas 55 mil bolsas do Pibid em todo o País.
Izabel Cristina Lima, formada pela Universidade Aberta do Brasil ( UAB ), na Universidade Estadual do Ceará (Uece), sentiu que a formação lhe deu um olhar diferenciado, “que reverbera na criança e na relação que estabelece com colegas e a escola”. Ela reconheceu, ainda, a importância de o curso se adaptar ao ritmo de vida de quem está em sala de aula “para que o professor permaneça na formação”, explica. Pelo Sistema UAB há, atualmente, 118 mil matrículas efetivas.
Número da CAPES na Educação
Mais de 188 mil bolsas na pós-graduação e programas de formação de professores da educação básica
Formação de Professores
UAB : 118 mil matriculados;
Pibid : 55 mil bolsas concedidas;
Residência Pedagógica : 33 mil bolsas concedidas;
Parfor :12 mil vagas;
Proeb : 5 mil vagas;
No exterior : mais de 3 mil beneficiados.
Pós-Graduação
- Bolsas no País: Mais de 100 mil de mestrado, doutorado e pós-doutorado;
- Bolsas no exterior: Mais de 5 mil em 48 acordos de cooperação internacional com 45 países;
- Matriculados: 405 mil no mestrado e doutorado;
- Cursos: 7 mil de mestrado e doutorado.
Legenda das imagens:
Banner: Imagem ilustrativa (Foto: iStock)
Imag
em
1: Lucas Matheus de Lima Dal Berto foi pibidiano de 2015 a 2018 (Foto: Arquivo pessoal)
Imag
em
2: A professora Izabel, à esquerda, e a colega Lis Vieira com o diploma da graduação em licenciatura em Artes Visuais (Foto: Arquivo pessoal)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES