Notícias
MAPEAMENTO
CAPES inicia estudos do censo da pós-graduação
A CAPES publicou nesta segunda-feira, 29, a Portaria nº 191 que cria um grupo de trabalho para regulamentar a realização do censo da pós-graduação brasileira. O documento foi assinado por Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, que afirma: “A realização do censo terá ampla representação da sociedade civil e científica”. O objetivo é mapear esta comunidade – em quantidade e diversidade – para conhecer as condições socioeconômicas, culturais e étnicas de professores e alunos, bem como sua atuação por área de conhecimento.
A partir da análise de outros censos, documentos e informações, o grupo de trabalho vai sugerir critérios para o levantamento de dados relacionados ao universo acadêmico. A equipe também poderá convidar colaboradores para contribuir com as atividades. A pesquisa irá orientar a elaboração de políticas públicas, contribuindo para o aperfeiçoamento e proposições de ações inclusivas na pós-graduação.
Na avaliação da presidente, o censo fará um diagnóstico real do público diretamente envolvido na pós-graduação. “Queremos colocar os alunos e professores em uma situação de maior protagonismo”, afirma. Os integrantes do grupo de trabalho serão definidos em uma nova portaria, a ser editada em 90 dias.
Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria:
Imagem ilustrativa
(Foto:
iStock/SHIRONOSOV
)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES