Notícias
SUSTENTABILIDADE
CAPES incentiva pesquisas nas florestas
Hoje, 17 de julho, é celebrado o Dia da Proteção às Florestas. São delas que o ser humano tira grande parte das matérias-primas que compõem a sua vida. Achar o equilíbrio entre o uso dos recursos naturais provenientes das matas e, ao mesmo tempo, permitir que eles se desenvolvam é a meta de muitos pesquisadores. Através de seus Programas e bolsas, a CAPES estimula os cientistas a encontrarem formas de proteger os biomas.
Álison Moreira da Silva, por exemplo, fez mestrado em Ciências Florestais na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com o apoio da Fundação. Em sua pesquisa ele desenvolveu cápsulas feitas de biocarvão que podem semear e fertilizar o solo, melhorando o reflorestamento. “O solo brasileiro, em regra, é ácido. Já o biocarvão, que é o carvão vegetal para uso no solo, tem o pH alto. Ele fertiliza e possibilita às plantas acesso a nutrientes antes não disponíveis”.
Segundo o pesquisador, a união do carvão às capsulas diminui os riscos de perda do material. “A cápsula é pesada o bastante para ser muito mais difícil de ser levada pelo vento do que o pó, mas suficientemente leve para ser transportada em drones, possibilitando chegar a locais de difícil acesso, como o topo de morros”, afirmou.
Outra pesquisa financiada pela CAPES identificou a origem de nutrientes da Amazônia. Durante o mestrado em Ecologia e Evolução, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a bióloga Juliana Nogueira analisou o movimento de poeira mineral em direção à floresta: “A poeira mineral pode ser transportada a longas distâncias com as correntes aéreas e é uma fonte potencialmente significante de nutrientes para a floresta amazônica”. Sua pesquisa resultou num artigo publicado na revista Nature .
Nesta segunda-feira, 17 de julho, são comemorados os Dias de Proteção às Florestas e do Protetor de Florestas. A data é mais uma oportunidade de chamar a atenção da população para a preservação das matas e para a importância da sustentabilidade.
Legenda das imagens:
Banner:
Imagem ilustrativa
(Foto: iStock)
Imagem 1:
Álison Moreira da Silva mede uma planta germinada dentro de uma cápsula de biocarvão
(Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 2:
Além dos estudos na Amazônia, a bolsista Juliana Nogueira já participou de missão na Antártica
(Foto: Arquivo pessoal)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES