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DIA INTERNACIONAL DA MATEMÁTICA
CAPES incentiva formação de matemáticos
“A matemática é um dos elementos mais importantes para a vida das pessoas no planeta. Desde os mais simples sistemas portáteis de comunicação até as máquinas mais avançadas da computação quântica, a matemática é a principal alavanca dos grandes avanços do ser humano”, observa o matemático Carlos Andrés Chirre, vencedor do Prêmio CAPES de Tese de Matemática em 2020. Aluno de pós-doutorado na Noruega, Chirre participará, junto com matemáticos de outros 31 países, das celebrações do Dia Internacional da Matemática, neste domingo, 14 de março.
Criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em novembro de 2019, o Dia Internacional da Matemática é coordenado pela União Matemática Internacional (IMD)e tem como propósito estimular a criatividade e mostrar as conexões entre a Matemática e todos os demais campos, conceitos e ideias. Para este ano, estão programados, aproximadamente, 500 eventos virtuais – científicos ou lúdicos –, voltados a estudantes e profissionais da área. O tema é “A Matemática por um Mundo melhor”.
CAPES
Voltada à preparação de profissionais em todas as áreas do conhecimento, a CAPES tem sido uma das mais importantes organizações governamentais a investir na formação de professores e pesquisadores na área de matemática no Brasil. Atualmente, existem 617 estudantes de mestrado, 807 de doutorado e 78 de pós-doutorado recebendo bolsas pela Coordenação, nas áreas de Matemática, Probabilidade e Estatística, em todo o País.
Integrante de inúmeros projetos na CAPES, o professor Dimitar Dimitrov, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de São José do Rio Preto, considera que a união da matemática, da ciência e da inteligência é a combinação perfeita para que se alcance o desenvolvimento de uma nação. “A matemática exige rigor, disciplina, complexidade, método e persistência e, por isso, possibilita uma visão científica de excelência e conquistas sociais que garantem o progresso material e econômico das sociedades”, ressalta.
A reflexão é compartilhada por seu colega e pesquisador Leonardo Lazarte, bolsista da CAPES no doutorado no Imperial College of London , que ministrou aulas durante mais de duas décadas na Universidade de Brasília (UnB). Para ele, “a grande vantagem da matemática não está na aplicação mecânica de fórmulas ou na repetição de sistemas já existentes. Está no pensamento crítico que leva o indivíduo a escapar da lógica binária de compreensão do mundo, e que leva os indivíduos a conseguirem atingir objetivos que pareciam ser impossíveis de serem alcançados”.
PROFMAT
O Programa de
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), oferecido pela CAPES, é realizado de forma
semipresencial em todo o País, a partir de uma rede de instituições de ensino superior, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB). A coordenação do Programa está a cargo da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
O PROFMAT atende, prioritariamente, professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, interessados em complementar sua formação profissional. Desde 2013, 17.304 professores participaram do Programa que trabalha o domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para o ensino.
Legenda das imagens:
Imagem 1: Banner em comemoração ao Dia Internacional da Matemática (Foto: Divulgação)
Imagem 2:
Carlos Andrés Chirre, Vencedor do Prêmio CAPES de Tese de Matemática em 2020
(Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 3:
Dimitar Dimitrov, professor de matemática da Unesp
(Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 4:
Leonardo Lazarte, professor aposentado do Departamento de Matemática da UnB
(Foto: Arquivo pessoal)
A CAPES é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC)
(Redação CCS/CAPES)
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