Notícias
Capes homenageia DAAD pelos 40 anos no Brasil
Os 40 anos do Serviço Alemão de Intercâmbio acadêmico (DAAD) no Brasil foram comemorados na sexta-feira, 5, em solenidade intitulada Alemanha e Brasil: 40 anos praticando ciência sem fronteiras – Conquistas e desafios na internacionalização das instituições e das pessoas . A celebração reuniu no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o presidente da agência, Jorge Almeida Guimarães; o presidente do DAAD, Margret Wintermantel; o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Ferreira Mendes, bolsistas e ex-bolsitas DAAD.
"A Alemanha é melhor parceiro internacional que temos, prova disso é a consolidação dessa cooperação nesses 40 anos", disse Guimarães, ao explicar a importância das relações entre os países, na criação de modalidades e programas como a graduação sanduíche,
Probral
,
Unibral
e o desenvolvimento de outros mais recentes como o
Humboldt
. Como frutos dessa cooperação, Guimarães citou ainda os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, ex-bolsistas.
Margret Wintermantel falou sobre a posição de destaque que o Brasil alcançou nos últimos anos e do respeito que conseguiu por parte dos países europeus, com destaque para a área científica. "O aumento do número de doutorandos, o crescente investimento em pesquisa e inovação e a vontade de resolver problemas sociais e econômicos são características que priorizamos e valorizamos. Isso facilitou e contribuiu para o sucesso dessa parceria", disse Wintermantel.
Para a presidente, o programa Ciência sem Fronteiras é prova desse esforço em prol do crescimento do país. "O Ciência sem Fronteiras mostra que o Brasil entendeu que os jovens têm que estar frente a frente com os desafios do futuro e, hoje, é certo que esses desafios somente serão vencidos em nível de cooperação internacional". A barreira linguística também foi lembrada por Wintermantel. "É preciso um esforço conjunto para induzir o aprendizado de línguas estrangeiras entre os jovens brasileiros. Já recebemos e queremos continuar recebendo estudantes brasileiros interessados, inclusive, em aprender a nossa cultura", completou.
Homenagem
Na ocasião, a Diretora de Relações internacionais da Capes, Denise Neddermeyer, entregou a Wintermantel, uma placa comemorativa em homenagem aos 40 anos do DAAD no Brasil. "A aproximação entre as universidades brasileiras e as germânicas não teria sido possível sem a intermediação do DAAD aqui no Brasil", afirmou Neddermeyer.
Depoimento
O ex-bolsista do DAAD e atual coordenador da área de história da Capes, Martônio Mont'Alverne Barreto Lima, realizou seu doutorado e pós-doutorado na universidade Universidade de Frankfurt, na Alemanha.
Segundo Mont'Alverne, a o período fora do Brasil lhe rendeu boas experiências. "Além do conhecimento que adquiri, participei de seminários, conferências e conheci pessoas que influenciaram todas as áreas da minha vida. Foi um período extremamente fértil. Por essas razões, eu estimulo meus alunos de graduação e pós-graduação a viverem essa experiência", disse.
Gisele Novais