Notícias
EDUCAÇÃO BÁSICA
CAPES garante continuidade de programas para formação de professores
Durante audiência pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Carlos Lenuzza, diretor de Educação Básica da CAPES, reafirmou o compromisso da Fundação com a continuidade dos Programas de formação inicial e continuada de professores. O encontro virtual aconteceu nesta segunda-feira, 08, sob o tema ‘Financiamento de programas de formação e de estímulo à docência’.
Lenuzza afirmou que estão previstos novos editais para o prosseguimento dos programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ( Pibid ), Nacional de Formação de Professores da Educação Básica ( Parfor ), Residência Pedagógica e de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica ( ProEB ). O mesmo se dá com a Universidade Aberta do Brasil ( UAB ).
Para o diretor, é preciso mostrar à sociedade que a CAPES “tem políticas de Estado e ações fundamentais para a formação de professores”. Ele lembrou que “com esses programas, estamos levando a todos os estados do Brasil condições para formar bem os nossos professores”.
Lenuzza falou sobre dois instrumentos preparados por Cláudia de Toledo, presidente da CAPES, e o Ministério da Educação, para resolverem a questão orçamentária da educação básica da Fundação. Um deles é o Projeto de Lei PLN 17, que destina R$ 43 milhões para pagamento da folha de setembro do Pibid, Residência Pedagógica e UAB. O outro é o PLN 31/2021, que prevê R$135 milhões para a recomposição orçamentária da CAPES, o que permitirá “a condição de honrar todas as bolsas até o final de 2021”. Ambos já tramitam no Congresso.
Caio Souza de Oliveira, bolsista do Residência Pedagógica e membro do movimento Resiste Pibid e RP, expôs as pautas defendidas pelo grupo, hoje centrado em lutar pela aprovação dos dois projetos de lei , e ressaltou a necessidade de que os trâmites do PLN 31 sejam mais rápidos do que os do PLN 17: “esperamos que os deputados que estão nos ouvindo e fazem parte da comissão tenham essa sensibilidade”. Ele lembrou que a mobilização para o orçamento de 2022 também é “muito importante, sobretudo para que os estudantes permaneçam nas universidades”.
Audiência Pública
O encontro foi proposto pela deputada Rosa Neide teve uma audiência de, aproximadamente, 500 pessoas
on-line,
acompanhando o debate. Também participaram Nilson de Souza Cardoso, presidente do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Forpibid/RP), Nadja Maciel, presidente do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Forparfor), Andréia Nunes Militão, vice-presidente da Associação Nacional Pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), Frederico Jorge Saad Guirra, Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e o deputado Rogério Correia.
Legenda das imagens:
Banner e imagem 1:
Carlos Lenuzza, diretor de Educação da Básica, representou a Fundação em audiência pública
(Foto: Divulgação)
Imagem dentro:
Parlamentares e representantes da sociedade debateram sobre a educação e financiamento dos programas
(Foto: Divulgação)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)