Notícias
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
CAPES e Universidade de Birmingham discutem parcerias
Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, recebeu nesta quarta-feira, 17 de abril, a visita da delegação do Instituto Brasil na Universidade de Birmingham. A Fundação brasileira e a instituição inglesa conduzem atualmente o Programa Cátedra Chico Mendes, que selecionará projetos de pesquisa nas áreas de Ciências Ambientais, Mudanças Climáticas, Ecossistemas, Sustentabilidade, Sociedades e Meio Ambiente.
Durante a reunião, que abriu oportunidades para novas parcerias, Denise Pires de Carvalho ressaltou os avanços das pesquisas em inteligência artificial para além dos grandes centros urbanos. Ela mencionou visita que fez recentemente a centros de excelência neste setor criados em Goiânia (GO) e Natal (RN). “Isso mostra que a inovação e a tecnologia estão se tornando mais acessíveis a uma gama mais ampla de pessoas”, afirmou.
A presidente da CAPES afirmou que a oferta de oportunidades a cientistas em diferentes regiões pode formar comunidades científicas mais diversificadas e inclusivas, contribuindo para o desenvolvimento do País com equidade. “Ao promover parcerias internacionais sólidas, não só avançamos as fronteiras do conhecimento e da inovação, mas contribuímos para a melhoria da sociedade. Os efeitos positivos destes esforços colaborativos têm o potencial de criar um mundo mais interligado e próspero para todos”, concluiu.
Robin Mason Orb, vice-chanceler da Universidade de Birmingham, considerou “impressionante” o resultado da colaboração dos cientistas brasileiros em artigos científicos publicados no mundo. “O aumento significativo no número médio de citações, especialmente quando se trabalha com parceiros brasileiros, é uma prova do valor e da qualidade da pesquisa que está sendo realizada no Brasil”. Do seu ponto de vista, as parcerias são fundamentais para gerar ganhos mútuos e melhores resultados para todos: “É verdadeiramente inspirador ver uma cooperação científica internacional tão impactante”.
Sobre o Programa
O Programa Cátedra Chico Mendes surgiu em maio de 2023 e prevê o desenvolvimento de ações conjuntas que promovam integração de atividades de pesquisa e ensino e a colaboração em educação e pesquisa das universidades brasileiras com a Universidade de Birmingham, na Inglaterra.
Em fevereiro, a CAPES publicou a relação dos inscritos do primeiro – Edital nº 28/2023 – de três editais com a instituição. A ação selecionará, por chamada, um bolsista da modalidade Cátedra, que poderá indicar, após a aprovação, um bolsista de pós-doutorado e um bolsista de doutorado-sanduíche.
A divulgação final está prevista para 29 de maio e o início das atividades ocorrerá entre setembro e outubro deste ano. Serão investidos R$ 529 mil. Cada benefício pode durar de seis meses a um ano, e as mensalidades são de £3,5 mil (cátedra), £1,7 mil (pós-doutorado) e £1,3 mil (doutorado-sanduíche).
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES.