Notícias
DEMANDAS REGIONAIS
CAPES e UFJVM debatem pós-graduação e educação básica
Ações voltadas para a pós-graduação e para a educação básica pautaram reunião na sexta-feira, 2 de julho, entre representantes da CAPES e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), de Diamantina (MG). O diálogo entre as instituições tratou da avaliação e do fortalecimento de programas de pós-graduação (PPGs), fomento à pesquisa local e melhoria na formação de estudantes de ensino médio.
Cláudia Queda de Toledo, presidente da Fundação, destacou a importância de receber integrantes de uma região com as cidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de Minas Gerais. “A pós-graduação é agente importante no desenvolvimento regional. Promover a expansão do Sistema Nacional de Pós-Graduação passa por observar as assimetrias, as desigualdades, tanto entre distintas regiões do País, quanto dentro de uma mesma região”, afirmou.
A UFJVM conta com 9 mil estudantes e 24 PPGs. A maior parte deles tem nota 3, o que não é suficiente para ter um doutorado. “Queremos dar um passo à frente nas notas. Temos a ajuda das bolsas, sem esse fomento não temos pós-graduação, mas queremos dar um passo além, com pesquisas voltadas para as questões locais, e ajudar na formação de alunos da educação básica”, disse Janir Alves Soares, reitor da universidade mineira.
A UFJVM quer melhorar a formação de estudantes do ensino médio. Desse modo pretende reduzir a evasão escolar e fazê-los chegar mais preparados à universidade. Na ocasião foi discutida a possibilidade de criação de um projeto voltado aos alunos mais jovens. A proposta seria executada pela Universidade Aberta do Brasil ( UAB ), sistema mantido pela CAPES que é a maior ação de indução à educação a distância (EaD) do governo federal.
Do encontro participaram ainda Carlos Lenuzza, diretor de Educação Básica da CAPES, Carlos Estevam Marcolini Rezende, coordenador de Programas, Cursos e Formação em EaD da CAPES, Thiago Fonseca, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFJVM, e Flaviana Verli, assessora de Assuntos Estratégicos e Institucionais da UFJVM.
Legenda das imagens:
Banner:
Imagem ilustrativa
(Foto: iStock/Oleksii Liskonih)
Imagem dentro da matéria:
Representantes da CAPES e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri reunidos na sede da Fundação, em Brasília
(Foto: Thaís Mesquita - CCS/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES