Notícias
REUNIÃO
CAPES e Uespi discutem formação de professores
A formação de professores da educação básica foi o foco da reunião de Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, com Evandro Alberto de Souza, reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), na quinta-feira, 09. A instituição pretende ampliar a oferta de cursos nessa área para atender a demanda do estado e quer expandir a parceria com a Fundação.
Com 17 mil estudantes e presente em 183 municípios do estado, em cursos presenciais e a distância, a Uespi integra a Universidade Aberta do Brasil ( UAB ) e o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica ( Parfor ), ambos da CAPES. “Temos uma capilaridade muito boa. Hoje, praticamente, todos professores que atuam na rede estadual e municipal de educação do estado foram formados na Uespi”, destaca o reitor.
Mercedes Bustamante reforçou o interesse da CAPES em aumentar os investimentos na formação de professores. Ela lembrou que os valores das bolsas foram reajustados e mais benefícios serão ofertados no Programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ( Pibid ), Residência Pedagógica , Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica ( Proeb ), além do Parfor e UAB .
A presidente da CAPES enfatizou a importância da interiorização dos programas de formação de professores, com o apoio das universidades, para assegurar o acesso de forma democrática. “Precisamos buscar a adequação dos Programas à realidade demográfica dos municípios. Vamos trabalhar em conjunto em prol do estado e do Brasil”, afirmou. Mercedes Bustamante foi convidada pelo reitor a conhecer a Uespi.
Legenda da imagem:
Imagem dentro da matéria:
CAPES e Uespi discutem formação de professores. Mercedes Bustamante, presidente da Fundação, ao lado de Evandro Alberto de Souza, reitor da Universidade Estadual do Piauí
(
Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES