Notícias
Capes e Setec selecionam 28 cursos do programa Minter/Dinter
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, no final de dezembro, o resultado do edital para o Programa de Apoio à Realização de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu Interinstitucionais para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, nas modalidades de Mestrado (Minter) e Doutorado (Dinter). O programa é uma parceria entre a Capes e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec). Ao total, 28 cursos foram selecionados.
A seleção levou em conta a formação de mestres e doutores do quadro permanente de docentes e técnicos administrativos estáveis de instituições distantes dos grandes centros de ensino e pesquisa. Por isso, boa parte dos cursos selecionados são de cidades do interior do país e de regiões que possuem carência em formação de recursos humanos como o Norte e o Centro-Oeste.
O objetivo principal do programa é viabilizar a formação, em pós-graduação stricto sensu no país, do pessoal permanente pertencente à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT). A rede hoje é composta atualmente por 204 Instituições Federais e reconhecida como centro de referência para os sistemas estadual, municipal e privado de educação profissional e tecnológica. Os cursos variam desde Educação e Artes a Engenharia de Materiais, passando por Zootecnia e Economia Doméstica.
Cada um dos cursos aprovados por esse edital se apóia pelo menos em duas instituições. A Instituição Promotora é aquela responsável pela promoção, coordenação acadêmica e garantia do padrão de qualidade do curso correspondente. A Instituição Receptora é a Instituição Federal de Educação Tecnológica em cujo campus ou unidade de ensino será realizada a maior parte das atividades relativas ao projeto. Ela deverá responder pela garantia de infra-estrutura de ensino e pesquisa, pelo apoio administrativo do curso e pela obtenção de financiamento necessário para viabilizar a execução do projeto.
A Capes em parceria com a Setec, disponibiliza recursos de custeio e bolsas. Os projetos Minter/Dinter caracterizam-se pela promoção de cursos de pós-graduação já consolidados, em que parte de suas atividades acontecem fora de sua sede, para um grupo ou turma de alunos de mestrado ou doutorado, sob condições especiais e em caráter temporário.
Confira aqui o resultado.