Notícias
ENSINO E PESQUISA
CAPES e REDHT tratam de cooperação conjunta
Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, reuniu-se com Luciana Aboim e Viviane Sellos Knnoer, presidente e vice-presidente da Rede de Direitos Humanos e Transnacionalidade (REDHT), instituição com representação no Brasil e na Itália. No encontro foi destacada a importância do apoio da Fundação à REDHT. Lívia Palumbo, diretora de Relações Internacionais da Fundação, também participou do diálogo.
Na reunião, ocorrida em Brasília no dia 21/10, Aboim e Knnoer, professoras da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba), respectivamente, apresentaram os trabalhos da entidade, que incluem a mobilidade de professores em ações de ensino, pesquisa e extensão. Ficou acordado que a CAPES apoiará institucionalmente as atividades da Rede.
Cláudia de Toledo destacou que é importante apoiar iniciativas voltadas à formação das dimensões da cidadania cosmopolita e da promoção dos direitos humanos, que são essenciais em uma sociedade global. A presidente da CAPES também ressaltou a necessidade de integração de professores comprometidos com a tutela ético-jurídica da dignidade humana nos planos internacional, nacional e local, para construir uma sociedade transnacional justa e fraterna.
Sobre a Rede de Direitos Humanos e Transnacionalidade
Criada em 2017, na Universidade Federal de Sergipe, a REDHT tem por objetivo promover e expandir estudos e pesquisas sobre direitos humanos realizados por pesquisadores das instituições de ensino superior dos vários países que a integram, a partir de uma perspectiva interdisciplinar.
Com representação no Brasil e na Itália, a Rede desenvolve ações acadêmicas e fortalece a cooperação entre programas de pós-graduação dos dois países. Além disso, articula participações de outras nações dos continentes americano e europeu.
A REDHT já realizou diversos eventos científicos e cursos internacionais, com a colaboração do Mediterranea International Research Human Rights (Mirch) da Università Mediterranea de Reggio Calabria , na Itália.
Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria:
Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, recebe representantes da Rede de Direitos Humanos e Transnacionalidade (REDHT).
(Foto: Divulgação)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES