Notícias
Capes e NUFFIC fecham acordo
No dia 04 de abril de 2008, os Governos da República Federativa do Brasil e do Reino dos Países Baixos assinaram um Memorando de Entendimento sobre a Cooperação no Campo da Educação Superior e Técnico- Profissional, visando o interesse mútuo para o desenvolvimento de programas de cooperação e intercâmbio.
No último dia 12, foi assinado um acordo entre a Fundação Capes e a Organização Neerlandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior (NUFFIC), designada pelo Ministério Holandês de Educação, Ciência e Cultura, para relações Internacionais em educação superior. Esse acordo tem como um dos objetivos, a criação de condições para cooperação entre professores, pesquisadores e alunos brasileiros e holandeses, em arranjos institucionais e por meio de projetos conjuntos de pesquisa, pós-graduação e graduação, em áreas mutuamente acordadas. As áreas acadêmicas de maior foco são: Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Médicas (Ciências da Saúde), Ciências Agrícolas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Artes.
Anualmente, as duas partes lançarão, de comum acordo, um Edital para chamada de Propostas de Projetos Conjuntos de Pesquisa, que serão submetidas, simultaneamente, no Brasil e nos Paises Baixos. E para a aprovação final dos projetos, a decisão se fará por uma comissão mista brasileira/holandesa. A Capes e a NUFFIC tomarão conjuntamente, as decisões financeiras, respeitando suas regras, regulamentos e práticas.
Edital
O Edital trata da seleção de projetos conjuntos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, com especial foco nas áreas de Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Médicas (Ciências da Saúde), Ciências Agrícolas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Artes, com vistas ao intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e da Holanda, visando a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países. O Edital visa selecionar projetos conjuntos de pesquisa, cujas atividades serão iniciadas no ano de 2009. A seleção das propostas envolve quatro fases: verificação da consistência documental; análise do mérito; priorização das propostas previamente aprovadas e reunião mista entre a Capes e o NUFFIC, ou de seu representante, para decisão final. Cada proposta deverá ter a duração máxima de 4 (quatro) anos. As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet mediante o preenchimento do formulário de inscrição.