Notícias
POLÍTICAS AFIRMATIVAS
CAPES e MIR assinam acordo Caminhos Amefricanos
A CAPES e o Ministério da Igualdade Racial (MIR) assinaram, nesta segunda-feira, 20, o Acordo de Cooperação Técnica no âmbito do Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul. O evento O Brasil pela Igualdade Racial faz parte do lançamento do segundo pacote de Políticas de Igualdade Racial, do governo federal, com 13 ações estruturantes.
A parceria entre CAPES e MIR favorece um ambiente de discussão sobre a igualdade racial e o combate ao racismo. A iniciativa irá ofertar intercâmbio internacional de curta duração, em países africanos, latino-americanos e caribenhos. Serão publicados editais para a seleção de estudantes de licenciatura de Instituições de Ensino Superior (IES) e professores da educação básica do Brasil.
Mercedes Bustamante, presidente da Fundação, destacou o caráter inédito da iniciativa, que aproxima países que compartilham trajetórias históricas e contextos semelhantes nos aspectos étnico-raciais. “É um enriquecimento muito grande para nossos futuros professores, para que eles possam levar essa temática para a sala de aula”, ressaltou.
O evento aconteceu no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros de Estado e parlamentares. Também estiveram presentes representantes de movimentos sociais e organizações da sociedade civil.
Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul
O Programa vai estimular a troca de conhecimentos, experiências e políticas públicas que contribuam para o combate do racismo e para a educação das relações étnico-raciais a partir da cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e incentivo a pesquisas e ao desenvolvimento científico e tecnológico para a promoção da igualdade racial. Além disso, a ação fortalecerá a formação inicial e continuada de educadores na perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES