Notícias
PARCERIA
CAPES e Ministério da Defesa debatem projetos conjuntos
Projetos conjuntos entre a CAPES e o Ministério da Defesa foram discutidos na reunião que aconteceu quarta-feira, dia 17, na sede da Fundação. Na ocasião, foram apresentadas possibilidades de promoção e estímulo à pesquisa científica no âmbito da defesa nacional para ações que já acontecem, como o Pró-Defesa V, e outras com potencial estratégico.
Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, destacou que a ajuda mútua entre diferentes instituições brasileiras, tem sido responsável pelo desenvolvimento de regiões como o Norte, Nordeste e Centro-Oeste e destacou que o ideal será “ampliar o número de projetos até o teto do orçamento”.
O general Francisco Humberto Montenegro, chefe de Educação e Cultura das Forças Armadas, lembrou da ação que “interage diretamente com a CAPES” para “disseminar conhecimento na área de defesa nacional”, e convidou a CAPES a participar de uma iniciativa que estimula a interiorização de pesquisadores na Amazônia, desenvolvida em parceria com quatro Ministérios.
Com relação ao Pró-Defesa V, que incentiva a cooperação entre instituições civis e militares para execução de programas voltados ao ensino, à produção de pesquisas e à formação de pessoal qualificado na área de Defesa Nacional, os participantes disseram que 80 propostas foram analisadas e o resultado tem divulgação prevista para 15 de junho.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES.