Notícias
EDUCAÇÃO BÁSICA
CAPES e MEC discutem projetos em andamento
Em reunião na sede da Fundação, em 22/07, a presidente da CAPES, Cláudia Queda de Toledo, recebeu Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização (Sealf), do Ministério da Educação. No encontro os dirigentes trataram do andamento e fortalecimento de projetos em conjunto, assim como o incentivo de futuras ações para a formação de professores-alfabetizadores.
Um exemplo é o Curso ABC , destinado a professores, alfabetizadores e estudantes de licenciatura, que oferece 200 mil vagas e já tem 199 mil inscritos. A iniciativa é parte do Programa Tempo de Aprender, resultado da cooperação internacional entre Brasil e Portugal que envolve também uma parceria entre a CAPES, a Secretaria de Alfabetização do MEC (Sealf) e as instituições portuguesas Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e a Universidade Aberta de Portugal (UAb).
Outra atuação conjunta é o curso on-line de produção textual, com mais de 65 mil participantes. Nele os professores dos anos iniciais atualizam seus conhecimentos e o MEC identifica as necessidades de formação de alfabetizadores do País.
Cláudia de Toledo destacou a importância da atuação conjunta entre as duas instituições para a educação do Brasil: “A CAPES e o MEC estão comprometidos no fomento de iniciativas, na promoção de melhorias e estratégias para que os brasileiros tenham cada vez mais acesso a uma educação pública de qualidade”.
Legenda da imagem:
Imagem na matéria: Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES e Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização - MEC (Foto: Thaís Mesquita - CCS/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES