Notícias
DESENVOLVIMENTO
CAPES e ITA discutem cooperação entre academia e indústria
Tema presente nas discussões do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), a cooperação entre a academia e a indústria pautou reunião entre representantes da CAPES e do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). O encontro ocorreu na sede da Fundação, em Brasília, nessa terça-feira, 4 de abril.
O debate partiu d o exemplo de parceria entre o ITA e a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) por meio de um mestrado profissional. Em 22 anos , a iniciativa já formou mais d e 1,6 mil engenheiros. Os egressos costumam trabalhar na Embraer que, assim, tem sua mão-de-obra qualificada.
Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, afirmou que a Fundação “está rastreando as publicações que têm coautoria com pessoas da indústria, para olhar o impacto econômico”. Emília Villani, pró-reitora de Pós-Graduação do ITA e integrante da comissão responsável pela elaboração do novo PNPG , explicou que a cooperação entre o Instituto Tecnológico da Aeronáutica e a Embraer é um tipo de mestrado profissional que realmente apoia a indústria.
Também participaram da reunião Anderson Ribeiro, Jesuíno Takachi Tomita e George Luiz Guedes de Oliveira, respectivamente reitor, vice-reitor e pró-reitor de Administração do ITA.
Sobre o ITA
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição de ensino superior pública , fundada em 1950, vinculada à Força Aérea Brasileira (FAB). Voltado principalmente para a área de Engenharia, o ITA oferta cursos de pós-graduação desde 1961.
Hoje, com cerca de 1,5 mil alunos e mais de 200 professores e colaboradores na pós-graduação , o ITA ofer ece três programas de mestrado profissional e seis programas de pós-graduação acadêmicos que contam com mestrado e doutorado.
Legenda das imagens:
Banner e i
magem dentro da matéria:
Imagem durante a reunião
(
Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES