Notícias
CAPES e IIASA: uma parceria de sucesso
A conferência regional Systems Analysis and the Americas contribuiu para fortalecer a parceria entre a CAPES e o Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA). O evento aconteceu nos dias 5 e 6, na sede da Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, e contou com o apoio da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
A parceria com o instituto começou em 2015 e já enviou 18 pesquisadores para a Áustria. Os temas de estudo são diversificados e buscam a solução sistemática de problemas globais como clima, uso sustentável da água e do solo, biodiversidade e energia. Com os resultados da produção científica é possível indicar estratégias para a formulação de políticas públicas, evitando erros a longo prazo.
Mauro Rabelo, diretor de Relações Internacionais da CAPES, "foi uma oportunidade de conhecer profundamente e de valorizar a parceria e o trabalho que é desenvolvido por pesquisadores-referência no estudo de questões globais".
Participam do IIASA 22 países. Dentro da cooperação com a CAPES, atualmente, três ações estão em vigor: Programa de Verão para Jovens Cientistas, Programade CAPES/IIASA de Pós-Doutorado e Programa Capes/IIASA de Doutorado-sanduíche. Os investimentos somam R$ 15,2 milhões.
A próxima conferência deverá ocorrer ainda este ano na África.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES