Notícias
REUNIÃO
CAPES e Ibama discutem parcerias estratégicas
Nesta segunda-feira, 17 de abril, Rodrigo Agostinho, presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi recebido em reunião por Mercedes Bustamante, presidente da CAPES. Na pauta, a perspectiva de construção de uma agenda comum para que as duas instituições sejam parceiras.
Com relação ao Ibama, Agostinho informou que o Instituto realizou um seminário para a reavaliação dos agrotóxicos liberados nos últimos anos no Brasil. “A conclusão é que o País não tem um conhecimento próprio sobre essas substâncias químicas”, ressaltou ele, destacando que 99% da base literária usada no conferência é de fora do Brasil.
Ao discorrer sobre o fomento da CAPES para temas de meio ambiente e sustentabilidade, Mercedes Bustamante lembrou que a Fundação possui chamada para emergências climáticas e que há interesse em ampliar os programas estratégicos sobre os biomas brasileiros. Em relação à bioeconomia, a ciência que estuda sistemas biológicos e recursos naturais aliados a novas tecnologias para criar produtos e serviços mais sustentáveis, a presidente manifestou interesse “em identificar quais são as profissões do futuro, que tipo de recursos humanos precisaremos para alavancar a bioeconomia no Brasil”.
Ainda na reunião, a presidente da CAPES falou sobre o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Recursos do Mar lançado em 2022. Essa iniciativa tem por finalidade aumentar a capacidade nacional de utilizar os recursos marinhos de forma sustentável, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas, técnicas, produtos, serviços e inovações.
Legenda das imagens:
Imagem dentro da matéria
:
Imagem durante a reunião
(Foto: Thaís Mesquita - CGCOM/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES