Notícias
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
CAPES e EUA fortalecem parceria de 62 anos
A presidente da CAPES, Cláudia Queda de Toledo, recebeu nesta quarta-feira, 04, representantes da Embaixada dos Estados Unidos e da Comissão Fulbright Brasil , onde conversaram sobre o fortalecimento da cooperação internacional para a pesquisa e formação de recursos humanos entre os dois países. A parceria existe há 62 anos e já proporcionou o intercâmbio para 7 mil brasileiros e norte-americanos.
Além da presidente, participaram da reunião Lívia Palumbo, nova titular da Diretoria de Relações Internacionais da Fundação e João Queda, aluno egresso da California State University Northidge (CSUN/EUA). Representando a Fulbright, Luiz Valcov Loureiro e Alexandre Prestes Silveira, diretores Executivo e de Programas, respectivamente. Pela Embaixada dos Estados Unidos, estiveram presentes Jake Jacanin, conselheiro para Assuntos de Cultura e Educação, Todd Miyahira, adido cultural, e Leonardo Nardon, assessor Cultural.
“A reunião teve como objetivo avaliar como podemos propor concretamente diretrizes para estreitar a cooperação entre as instituições de ensino superior brasileiras e dos Estados Unidos, mobilizando a nossa capacidade criativa de conhecimento dos dois sistemas, junto com a CAPES, para elaborar uma proposta que seja interessante e factível”, explica Loureiro.
Para Cláudia Queda de Toledo, existe uma real preocupação com o aumento e a oferta de bolsas. Do seu ponto de vista o acordo entre os dois países deve beneficiar mais participantes brasileiros. “Queremos que nossos pesquisadores, profissionais de excelência e com alta formação, tenham mais e melhores oportunidades dentro desta parceria tão importante para o Brasil”.
Sobre a Comissão Fulbright
A Fulbright é uma comissão do governo do Estados Unidos, que mantém parceria com mais de 160 países. Um dos programas com a CAPES é o doutorado pleno em universidades de excelência norte-americanas, que possibilita maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural do Brasil.
Legenda da imagem:
Cláudia Queda de Toledo,
presidente da CAPES,
recebeu representantes da Embaixada dos Estados Unidos e da Comissão Fulbright Brasil (Foto: Naiara Demarco - CCS/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES