Notícias
COOPERAÇÃO
CAPES e Defesa fortalecem parcerias
Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, se reuniu nesta quinta-feira, 29, com o general Paulo Roberto Viana Rabelo, diretor do Departamento de Ensino do Ministério da Defesa. Também participaram o coronel Celso Bueno da Fonseca, gerente da Divisão de Cooperação Acadêmica, e Júlio Siqueira, coordenador-geral de Programas Estratégicos da Diretoria de Programas e Bolsas no País, da CAPES.
No encontro, os representantes das duas instituições se manifestaram pelo fortalecimento da parceria e continuidade das atividades em desenvolvimento. Atualmente, a CAPES e o Ministério da Defesa executam, em cooperação, duas iniciativas: o Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional ( Pró-Defesa ) e o Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (Pr ocad-Defesa ).
A CAPES e o Ministério da Defesa também são parceiros no Prêmio Tiradentes, concurso de dissertações e teses criado em 2020, cujo objetivo é estimular a produção de pesquisas e estudos acadêmicos e contribuir para a formulação de políticas públicas.
“Queremos fortalecer e dar continuidade a essa parceria que gera relevantes resultados para a pós-graduação brasileira e para o desenvolvimento nacional, com respostas diretas às expectativas sociais”, destacou Cláudia Queda de Toledo. A presidente da CAPES afirmou, ainda, que a área de Defesa Nacional continuará a ter um capítulo específico no próximo Plano Nacional de Pós-Graduação.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES