Notícias
PÓS-GRADUAÇÃO
CAPES e ANPG debatem o protagonismo do pesquisador
A recomposição da comissão que estuda e propõe os textos dos Plano Nacionais de Pós-Graduação (PNPGs), com participação da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), foi tema da reunião entre Cláudia Queda de Toledo e Flávia Calé, presidentes da CAPES e da ANPG, respectivamente. A fuga de cérebros científicos e o apoio a pesquisadores em tempos de crise também estiveram na pauta do encontro que aconteceu segunda-feira, 3 de maio. Os diálogos com instituições ligadas à pós-graduação são parte da agenda apresentada na Carta de Intenções de Queda de Toledo.
O Ponto 10 do documento estabelece o compromisso de promover a união da comunidade da pós-graduação para a retomada da formulação do próximo PNPG. A definição de novas diretrizes, estratégias e objetivos para a expansão e o aperfeiçoamento das metas da política de pós-graduação e pesquisa no Brasil são aspectos fundamentais da Carta. O último Plano Nacional de Pós-Graduação chegou ao fim em 2020.
Cláudia Toledo avalia que, ao colocar os estudantes em posição de destaque, a CAPES entende as necessidades dos pesquisadores e o que é necessário para mantê-los no País. “A participação dos alunos é fundamental para as políticas de Estado da pós-graduação. O pesquisador que recebe bolsa é protagonista da ciência brasileira”, afirmou.
Também foram discutidos a recomposição do Conselho Superior da CAPES com plena participação da ANPG, os programas de bolsas no País e no exterior e as políticas de redução de desigualdades regionais. Além das presidentes, participaram do encontro Dárson De La Torre, chefe de gabinete da presidente da CAPES, André Tokarski, Cássio Borges e Vinícius Soares, diretores da ANPG.
Sobre a ANPG
Idealizada em 1984 e formalizada em 1986, a Associação Nacional de Pós-Graduandos é uma organização estudantil que luta pelos direitos dos alunos de pós-graduação. É a principal entidade da rede de representações formada pelas associações de pós-graduandos.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES