Notícias
CURSOS NOVOS
CAPES divulga segunda leva de resultados da APCN
A CAPES publicou nesta segunda-feira, 10 de julho, os resultados do segundo conjunto da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN). A análise do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior ( CTC-ES ), colegiado da Fundação com membros da comunidade acadêmico-científica eleitos pelos pares, ocorreu na reunião de 26 a 30 de junho. A lista pode ser acessada no site da Agência e na página do colegiado.
As instituições de ensino superior e pesquisa terão acesso às fichas de avaliação na Plataforma Sucupira , sistema no qual poderão entrar com pedidos de reconsideração até 7 de agosto. Os resultados são referentes aos documentos apresentados de acordo com a Portaria nº 150/2022 e seguem o calendário definido na Portaria nº 209/2022 .
O CTC-ES recebeu 1.054 propostas de cursos novos. A expressiva quantidade tem levado o colegiado a analisar os pedidos em diversos encontros. O primeiro conjunto foi avaliado de 22 a 26 de maio e publicado em junho . Os próximos seguirão o calendário de reuniões .
A APCN é a primeira etapa para a criação de um curso de pós-graduação stricto sensu regular. Na avaliação são consideradas a adequação ao desenvolvimento regional e nacional e a importância socioeconômica do curso, além da comprovação de competência e qualificação acadêmica, didática e científica. Outros aspectos observados são a infraestrutura de ensino e pesquisa, o quadro de professores e o acesso a equipamentos de informática atualizados, com internet, base de dados e fontes de informação multimídia.
Sobre o CTC-ES
O
CTC-ES
é o colegiado da CAPES que delibera sobre as atividades de avaliação da pós-graduação, como as propostas de cursos novos (APCN) e a avaliação de permanência dos programas de pós-graduação. O Conselho também colabora na elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) e propõe estudos e diretrizes para o aprimoramento das atividades da Fundação. É composto por três diretores da CAPES, 18 representantes da comunidade acadêmica (eleitos entre os 49 coordenadores das áreas de avaliação) e os presidentes da Associação Nacional do Pós-Graduandos (ANPG) e do Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop).
Legenda das imagens:
Banner e i
magem dentro da matéria: Imagem ilustrativa (Foto: iStock)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES