Notícias
SUSTENTABILIDADE
CAPES divulga resultado de programa sobre recursos do mar
Sete projetos serão financiados pelo Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Recursos do Mar . Todos tratam do uso sustentável das riquezas da Amazônia Azul, área da costa brasileira estratégica para o País. O investimento total será de até R$1,5 milhão.
A relação das iniciativas aprovadas foi publicada na edição de 4 de novembro do Diário Oficial da União. Este é o resultado final do Edital nº 35/2022, também disponível no site da CAPES.
Os temas do Programa são sustentabilidade na pesca marinha, recursos minerais estratégicos, planejamento espacial marinho, redução da poluição, oceanografia observacional, ciências sociais e humanas aplicadas ao mar, direito do mar, e impactos e riscos na zona costeira associados às mudanças climáticas. O início da execução dos projetos deve ocorrer ainda neste mês.
Sobre a Amazônia Azul
A Amazônia Azul é assim chamada por ter seus parâmetros comparáveis à Amazônia Legal, sendo apenas um pouco menor. São 3,6 milhões de km², correspondentes à Zona Econômica Exclusiva brasileira, acrescida de, aproximadamente, 900 mil km² de plataforma continental, além das 200 milhas náuticas, totalizando 4,5 milhões de km². Esse espaço equivale a 52% do território do nacional.
Estratégica para o País, nela se encontram 85% do petróleo nacional, incluindo as regiões do pré-sal, além de 75% do gás natural. Quase metade do pescado produzido pelo Brasil, 45%, é oriundo dessa região, por onde também passa 95% do comércio exterior brasileiro.
Legenda das imagens:
Imagem dentro da matéria: Imagem ilustrativa
(Foto: iStock)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura
CGCOM/CAPES