Notícias
Capes divulga editais em parceria com a Holanda
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta quinta-feira, 5, dois editais em parceria com a Holanda:
Capes/Nuffic
O programa seleciona projetos conjuntos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, com especial foco nas áreas de Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Médicas (Ciências da Saúde), Ciências Agrícolas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Artes, com vistas ao intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e da Holanda, visando à formação de recursos humanos de alto nível nos dois países.
Para candidatar, a proposta deverá estar vinculada a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes; contemplar a formação e intercâmbio de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos referidos programas; ter caráter inovador considerando, inclusive, o desenvolvimento da área no contexto nacional e internacional, explicitando as vantagens advindas da parceria internacional; prever a publicação conjunta de artigos científicos e ter como meta o desenvolvimento científico e tecnológico dos grupos de pesquisa envolvidos; e ser apresentada por coordenador de equipe, detentor do título de doutor obtido há pelo menos cinco anos. Além disso, a equipe proponente deverá contar com, no mínimo, dois docentes doutores vinculados a um programa de pós-graduação, além do coordenador.
Cada proposta deverá planejar suas atividades considerando que a duração de financiamento dos projetos será de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período, mediante pedido de renovação. As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, até 20 de março, mediante o preenchimento do formulário de inscrição. Ao formulário de inscrição devem ser anexados eletronicamente os documentos discriminados no edital.
A seleção das propostas consistirá em quatro fases, sendo elas verificação da consistência documental; análise do mérito técnico-científico; priorização das propostas pré-aprovadas e reunião mista entre a Capes e a Organização Neerlandesa para a Cooperação Internacional em Educação Superior (Nuffic), ou de seu representante, para decisão final. A publicação dos resultados está prevista para o mês de junho.
Os projetos selecionados serão beneficiados com missões de trabalho, missões de estudo e recursos de custeio.
Mais informações pelos e-mails nuffic@capes.gov.br e callforproposals@nesobrazil.org.
Branetec
O programa tem como objetivo apoiar projetos de parcerias institucionais universitárias, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio acadêmico no Brasil e na Holanda e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive com a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes.
O Branetec faz parte do programa Ciência sem Fronteiras, uma iniciativa do governo federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O programa é fruto de esforço do Ministério da Educação em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de suas instituições de fomento – Capes e CNPq –, e secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
Para ser inscrita, a proposta deve contemplar, obrigatoriamente, uma das seguintes áreas: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra: Física, Química, Biologia e Geociências; Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e tecnologias da informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria criativa; Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; Formação de Tecnólogos. Outros requisitos estão descritos no edital.
As inscrições são gratuitas e efetuadas por meio do preenchimento de formulários e envio de documentos descritos no edital, exclusivamente via internet, até 20 de março. As propostas selecionadas serão beneficiadas com missões de trabalho, missões de estudo e recursos de custeio. A publicação dos resultados está prevista para o mês de junho.
Mais informações pelos e-mails nuffic@capes.gov.br e callforproposals@nesobrazil.org.
(ACS/Capes)