Notícias
EDUCAÇÃO FÍSICA
CAPES discute política de formação de professores
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) e os Programas Profissionais para Professores da Educação Básica (Prof/ProEB), da CAPES, têm por objetivo melhorar os quadros da educação de base do Brasil. Por seu intermédio a Fundação atua na Política Nacional de Formação de Professores. Assim, Suzana Gomes, diretora de Educação a Distância da Agência, destacou as ações da Fundação durante o X Seminário do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física (Proef), ocorrido nos dias 10 e 11 de novembro em Belo Horizonte (MG), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O encontro contou com a presença de professores, alunos e egressos do Programa, que é um dos 12 mestrados do Prof/ProEB. O seminário discutiu O presente e o futuro do Proef e a formação continuada de professores no Brasil. Suzana Gomes ressaltou como a UAB e estes Programas, voltados em sua maior parte para estudantes de licenciatura e professores atuantes na educação básica, contribuem para a formação continuada. A diretora também apresentou o processo de construção do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2024-2028.
Na ocasião foi lançado o livro Educação Física Escolar e formação continuada de professores (as): a experiência do ProEF/UFMG, organizado pelos professores Admir Soares de Almeida Junior, José Ângelo Gariglio e Gustavo Pereira Côrtes.
Sobre o Proef
O Programa de Mestrado Profissional em Educação Física (Proef) foi criado em 2018 e reúne pesquisadores de 26 instituições de ensino superior públicas. Os profissionais são especialistas na área de Educação Física. Os alunos do curso são licenciados na área e atuantes nas redes públicas de educação básica, em diferentes etapas da escolarização.
Sobre o ProEB
O Prof/ProEB proporciona a formação continuada stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado profissionais, aos professores em exercício na rede pública de educação básica, com aulas semipresenciais. O Programa, criado em 2011, apoia as instituições associadas, responsáveis pela implantação e execução de cursos em todo o território nacional, com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da educação básica. Ao todo, são 12 programas de mestrado e um de doutorado.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES