Notícias
Capes discute participação de pesquisadores brasileiros em expedição oceanográfica
O diretor de Programas e Bolsas no País, Emídio Cantídio de Oliveira, se reuniu nesta quarta-feira, 14, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com os coordenadores-gerais do programa Ciências do Mar e com o representante do grupo de pesquisas oceanográficas Integrated Ocean Drilling Program (IODP), Bradford Clement.
Na reunião, discutiu-se a possibilidade de participação de três pesquisadores brasileiros e/ou estudantes das áreas de geofísica marinha e biologia marinha na etapa de pesquisas 2012-2013 do IODP, na qual os participantes permanecerão embarcados em um navio de pesquisa oceanográfica durante três meses. A iniciativa é parte das ações de indução da Capes para a área e tem o objetivo de integrar as pesquisas oceanográficas brasileira no contexto internacional.
No encontro foram apresentados o histórico acerca das ações do IODP, assim como de seus países membros, planos científicos, expedições previstas e benefícios para o Brasil. Os presentes acertaram ainda a visita de uma delegação da Capes e de alguns coordenadores de programas a um dos três navios de pesquisa da IODP, na cidade de Lisboa, em Portugal.
Estiveram presentes os coordenadores do programa Ciências do Mar da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), da Universidade Federal do Pará (UFPA), além de representantes da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM).
Ciências do Mar
O Programa Ciências do Mar tem como objetivo estimular e apoiar a realização de projetos conjuntos de pesquisa no País utilizando-se de recursos humanos e de infra-estrutura disponíveis em diferentes instituições de ensino superior (IES), institutos de pesquisa e empresas, possibilitando o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica, contemplando a formação de recursos humanos pós-graduados e, de forma complementar, em nível de graduação.
Acesse a página do programa.
Gisele Novais