Notícias
REUNIÃO
CAPES discute investimento para a pós-graduação no Centro-Oeste
A CAPES debateu nesta quarta-feira, 19 de abril, a possibilidade de resgatar parceria com instituições da região Centro-oeste. Em reunião com os Professores Marcelo Turine e Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, respectivamente reitor e vice-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, avaliou a retomada do fomento para a Rede Pró Centro-Oeste. A iniciativa, criada em 2011, desenvolve pesquisa sobre o uso sustentável de recursos naturais, estimulando o desenvolvimento da biotecnologia regional e o potencial da biodiversidade da região.
No encontro, o reitor destacou que os resultados da primeira ação foram positivos “com a formação imensa de doutores em biotecnologia e biodiversidade. Muitos deles, hoje, estão nas universidades dando aulas ou trabalhando nas indústrias”. A ação é voltada para pesquisadores de todas as instituições de ensino superior federais e estaduais do Centro-Oeste, que tenham interesse na pós-graduação.
Mercedes Bustamante sinalizou sobre a importância das ações para fortalecer a pesquisa no Centro-Oeste e de “os atores locais participarem da definição sobre prioridades e demandas necessárias”. Nesse sentido, a retomada, manteria as mesmas áreas e “agregaria também a bioeconomia e a geodiversidade”, destacou Turine.
Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria
:
Marcelo Turine, reitor da UFMS, Mercedes Bustamante, presidente da CAPES e Camila Ítavo, vice-reitora da UFMS
(Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES