Notícias
ENCONTRO DA ANPG
CAPES destaca protagonismo de estudantes na pós-graduação
Os estudantes são protagonistas do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento e a manutenção da educação brasileira. Essa foi a posição que a CAPES defendeu na sexta-feira, 17 de novembro, no 45º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos e Pós-Graduandas (Conap), promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) em Recife (PE).
Mercedes Bustamante, presidente da Fundação, participou da mesa de abertura do encontro, que ocorreu no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A gestora afirmou que a CAPES coordena o Sistema Nacional de Pós-Graduação, mas os protagonistas são seus alunos e professores. Ela observou que os alunos asseguram a sobrevivência do SNPG “em tempos difíceis”. Para Alfredo Macedo Gomes, reitor da UFPE, o Conap é um encontro de “defesa da ciência, tecnologia e inovação”.
O Conselho reuniu as 98 associações de pós-graduandos do Brasil. De acordo com dados da ANPG, cerca de 200 pessoas compareceram ao evento para acompanhar debates sobre os desafios para a reconstrução da ciência e educação nacionais. O tema deste ano foi “Pós-graduandos: uma resposta para o Brasil do século XXI”. Vinícius Soares, presidente da ANPG comentou: “É quase um alívio ter chegado onde chegamos. Somos uma geração que enfrentou uma pandemia, que deixou marcas para sempre na sociedade brasileira”.
Sobre a ANPG
Fundada em 1986, a Associação Nacional de Pós-Graduandos é uma organização estudantil que luta pelos direitos dos alunos de pós-graduação. É a principal entidade da rede de representações formada pelas associações de pós-graduandos.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES