Notícias
BIOLOGIA
CAPES destaca nova área de avaliação em encontro do ProfBio
A nova área de avaliação da CAPES, Ciências e Humanidades para a Educação Básica, ajuda a pensar na formação de professores no Brasil. Esse foi o ponto destacado por Suzana Gomes, diretora de Educação a Distância da Fundação, no VI Encontro Nacional do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (ProfBio), em Belo Horizonte (MG), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nessa quinta-feira, 9 de novembro.
Segundo a gestora, é importante que os programas continuem a dialogar com a área de origem. Suzana apontou, no entanto, que “foi fundamental a criação de uma área específica para pensar a formação de professores. Por ela, traçaremos metas e propósitos para avançarmos nesse processo”. O novo agrupamento se deu pelas peculiaridades que os programas mostram, mesmo em relação aos outros mestrados e doutorados profissionais.
Em relação aos números, a diretora mostrou que o ProfBio foi responsável por pouco mais de 10% do número de matriculados nos Programas Profissionais para Professores da Educação Básica (Prof/ProEB): 1.764 de um total de 17.568. E afirmou: “Foram mais de 17 mil professores beneficiados com Programas de alta qualidade”. Já Adlane Ferreira, coordenadora nacional do ProfBio, destacou que 19 instituições de ensino superior fazem parte do Programa e que “por ser em rede, a importância de um encontro nacional se dá pela troca de experiências”.
Sobre o ProEB
O Prof/ProEB proporciona a formação continuada stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado profissionais, aos professores em exercício na rede pública de educação básica, com aulas semipresenciais. O Programa, criado em 2011, apoia as instituições associadas, responsáveis pela implantação e execução de cursos em todo o território nacional, com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da educação básica. Ao todo, são 12 Programas de mestrado e um de doutorado.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES