Notícias
DESENVOLVIMENTO
CAPES destaca inovação em reunião com a UFRGS
A inovação é ponto-chave para o desenvolvimento social e econômico de um país e a pós-graduação deve ser protagonista desse cenário. Foi o que defendeu Benedito Aguiar, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em reunião nesta terça-feira, 6 de outubro, com representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na sede da Fundação, em Brasília.
O encontro serviu para debater meios para minimizar os impactos da pandemia na pós-graduação. Aguiar agradeceu a presença dos integrantes da instituição de ensino gaúcha, disse que a CAPES está aberta ao diálogo e ressaltou a importância do olhar para a sociedade. “A inovação deve ser um dos pilares da pós-graduação, para que haja desenvolvimento científico e tecnológico e uma consequente melhoria social e econômica”, disse. O presidente da CAPES observou que a pandemia intensificou a necessidade de pesquisas estratégicas.
Do lado da UFRGS, o reitor Carlos Bulhões destacou a “cooperação” como ponto-chave para que o coronavírus tenha o menor efeito possível nas atividades daqui em diante. As instituições convivem com restrições de acesso e suspensão das aulas presenciais durante todo o ano por conta da pandemia.
Também participaram da conversa Flávio Anastácio de Oliveira Camargo, diretor de Avaliação da CAPES, Geraldo Jotz, pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais da UFRGS, e Maurício Viégas, vice pró-reitor de Relações Institucionais da universidade gaúcha.
Legenda da imagem:
Representantes da CAPES e da UFRGS se reuniram nesta terça-feira, 6 de outubro, para debater a minimização do impacto da pandemia na pós-graduação (Foto: Naiara Demarco - CCS/CAPES)
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES