Notícias
SIMPÓSIO BRAGFOST
CAPES destaca cooperação internacional com a Alemanha
A cooperação internacional é um dos eixos fundamentais de atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para o desenvolvimento social e econômico do País. Assim destacou Benedito Aguiar, presidente da Fundação, na abertura da 11ª edição do Simpósio Bragfost , realizada nesta quinta-feira, 22 de outubro, pela CAPES em parceria com a Fundação Alexander von Humboldt.
Aguiar classificou a relação entre CAPES e Humboldt como uma “parceria de sucesso”. “Este simpósio é uma oportunidade única de reunir jovens doutores-pesquisadores para discutir projetos multidisciplinares, além de promover a produção científica em linhas de pesquisa interdisciplinares e inovadoras”, disse por videoconferência na primeira edição totalmente digital do encontro.
Ex-bolsista pelo programa CAPES/DAAD , realizado pela Fundação brasileira em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD), Aguiar disse ter sido a experiência na Alemanha “um divisor de águas” em sua vida acadêmica.
O intercâmbio de conhecimento entre brasileiros e alemães foi amplamente destacado durante a abertura do evento. “Atividades de internacionalização sempre foram parte da vida universitária, seja por mobilidade acadêmica de estudantes e professores, seja por pesquisas colaborativas”, explicou Heloísa Candia Hollnagel, diretora de Relações internacionais da CAPES. “Pesquisadores brasileiros são estimulados a aumentar relações científicas no exterior e demonstrar sua eficiência”, continuou.
Segundo Enno Aufderheide, secretário-geral da Fundação Alexander von Humboldt, o comitê organizador do simpósio convidou pessoas com potencial para “contribuições importantes” para “ultrapassar fronteiras do conhecimento”. “Nossa principal meta é convidar pesquisadores de outros países para uma estadia prolongada na Alemanha. Construir pontes entre instituições acadêmicas”, afirmou.
Sobre o
Bragfost
É um simpósio binacional, que ocorre alternadamente na Alemanha e no Brasil, e reúne 60 jovens cientistas dos dois países para discutir novas fronteiras de investigação, aprofundar os conhecimentos internacionais e debater, de maneira interdisciplinar, desafios do conhecimento. A iniciativa é realizada em parceria pela CAPES, instituição brasileira, e pela Fundação Alexander von Humboldt, alemã.
Legenda da imagem:
A 11ª edição do Simpósio Bragfost é a primeira realizada de forma 100% digital. Em seu vídeo, Benedito Aguiar, presidente da CAPES, destacou a cooperação internacional como uma ferramenta para o desenvolvimento social e econômico do país
(Foto: Divulgação)
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES