Notícias
INCT
CAPES defende interiorização da educação
Durante a participação da CAPES, no 1º Seminário do Instituto Nacional e Ciência e Tecnologia Política Educacional e Trabalho Docente – INCT Gestrado, o diretor de Educação a Distância da Fundação, Antonio Amorim, falou sobre a importância do INCT para a área de humanidades e, especialmente a educação, devido ao conjunto de conhecimentos que serão produzidos e socializados e por focar na formação e trabalho docente, analisados em espectro internacional. O evento aconteceu na segunda-feira, 11, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg).
O diretor mencionou haver duas diretorias na CAPES que convergem ações e projetos ao tema do seminário, a Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica e a de Educação a Distância. Nesse sentido, destacou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Sobre a relevância da educação desenvolvida por meio da UAB, Antonio ressaltou ser “um tipo de inserção da universidade pública em regiões com variadas condições socioeconômicas, com impacto na economia e no desenvolvimento”. Atualmente, a UAB é composta por mais de 150 instituições de ensino superior e cerca de mil polos em municípios em todas as regiões do país.
Por fim, o diretor ponderou que a formulação e manutenção de programas da CAPES voltados à formação de professoras/es da educação básica aconteça tendo como base “pesquisas desenvolvidas sobre o tema do trabalho docente com resultados importantes sobre as suas condições objetivas e as práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem”.
O evento contou com a presença da diretora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Dalila Andrade Oliveira, que também é coordenadora do INCT Gestrado. Além dela, representantes da UFMG participaram da mesa: Sandra Regina Almeida, representando a reitoria, Fernando Reis, pró-reitor de pesquisa, e Andréa Moreno, diretora da Faculdade de Educação.
Após a abertura, houve conferências com as professoras Sofia Viseu, da Universidade de Lisboa, e Myriam Feldfeber, da Universidade de Buenos Aires. A íntegra do evento está disponível na página do INCT Gestrado no YouTube.
O Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais (Gestrado/Ufmg) foi criado em 2002, para analisar as políticas educacionais em ação – a gestão educacional e o trabalho docente – em suas diferentes dimensões. A iniciativa recebe o apoio da CAPES, do CNPq, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, (Fapemig), da UFMG, e de outras universidades nacionais e estrangeiras.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES