Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
PÓS-GRADUAÇÃO
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) participou do evento conjunto entre o Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (COPROPI) e o Segmento das Instituições Federais do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), que teve como objetivo debater estratégias de internacionalização, avaliação da pós-graduação e políticas de fomento à pesquisa.
Em seu discurso de abertura, a presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho destacou a importância da união para o fortalecimento do sistema nacional de pós-graduação: "Estamos juntos para fortalecer o sistema nacional de pós-graduação, pois é por meio da pós-graduação brasileira que fortalecemos a ciência."
Além da presidente da CAPES, a mesa de abertura contou com a presença de lideranças acadêmicas e científicas do país, como: a reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Raiane Patrícia Severino Assumpção; a presidente do COPROPI, Priscila Faria; o presidente do FOPROP, Charles Morphy; a coordenadora do segmento de instituições federais do FOPROP, Isabela Pordeus; e o pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da Unifesp, Fernando Atique.
Denise Pires de Carvalho também participou da conferência com uma palestra *“O cenário atual da pós-graduação no Brasil”*, na qual destacou o aumento significativo no número de ingressantes em todas as áreas do conhecimento após a crise sanitária da pandemia de Covid-19. "Espero que, em 2024, os dados tragam boas notícias para o sistema e que tenhamos, em termos de número de ingressos, o mesmo patamar de 2019, antes da pandemia", afirmou.
A coordenadora-geral da CAPES, Priscila Lelis Cagni, apresentou o novo modelo de concessão de bolsas, ressaltando as mudanças e os benefícios esperados. Ela também mencionou que uma live sobre o tema foi realizada no dia 31 de março, já contabiliza mais de seis mil visualizações.
O evento também contou com a palestra "Ações de Internacionalização da CAPES", ministrada pelo diretor de Relações Internacionais da Fundação, Rui Vicente Oppermann, que apresentou os avanços e desafios na implementação do programa "Move La América".
A coordenadora-geral da CAPES, Vanessa Fernandes de Araújo Vargas, apresentou o novo programa "CAPES.Global.edu", que visa ampliar a internacionalização da pós-graduação brasileira. (link do programa)
Vale destacar que a participação da CAPES no evento reafirmou o compromisso da instituição com o desenvolvimento da pós-graduação e da pesquisa no Brasil, promovendo um ambiente de colaboração e inovação. A Fundação reforça seu apoio à pós-graduação brasileira, buscando continuamente fortalecer a ciência e a educação no país.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES