Notícias
GESTÃO DA EDUCAÇÃO
CAPES debate cooperação internacional com a UFMG
Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, reuniu-se com Sandra Goulart Almeida, reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na tarde desta quarta-feira, 15 de fevereiro. O encontro ocorreu na sede da Fundação, em Brasília. Entre os temas discutidos estavam a cooperação internacional e o Sistema Nacional de Pós-Graduação. O professor Rui Opperman, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), também participou do encontro.
A reunião, enfatizou a presidente, é parte de uma agenda de reaproximação da CAPES com a comunidade acadêmico-científica. “O desenvolvimento de um País se dá pela ciência, que por sua vez necessita de cooperação internacional”, frisou Mercedes Bustamante. “Só teremos uma evolução nesse tema ao alinharmos as instituições de ensino, que é onde estão os pesquisadores, e as agências de fomento, responsáveis pelos recursos”, continuou.
Sandra Goulart Almeida falou em “retomada” para destacar a tônica do encontro. “Conversamos sobre a cooperação internacional no âmbito da pós-graduação e a retomada de projetos estratégicos com instituições do exterior, inclusive da América Latina e dos países dos Brics”, explicou. A reitora ainda entregou o relatório de autoavaliação dos programas de pós-graduação da UFMG à presidente da CAPES e convidou-a a ministrar uma palestra na universidade.
Sobre a UFMG
Fundada em 1927, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é a maior universidade do estado. São cerca de 50 mil alunos, distribuídos pelos
campi
em Belo Horizonte, Montes Claros e Tiradentes. A instituição é uma das participantes do Programa Institucional de Internacionalização da CAPES (
PrInt
).
Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria: Professor Rui Opperman,
Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, e Sandra Goulart Almeida, reitora da UFMG
(Foto: Guilherme Gomes - CGCOM/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES