Notícias
INOVAÇÃO ABERTA
CAPES debate a relação entre a academia e a indústria
Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, participou do 1º Workshop do Hub de Inovação Aberta em Bioprodutos (HOIB), no dia 28 de agosto, realizado em Florianópolis, Santa Catarina. Durante o evento, a gestora discutiu o papel da CAPES na promoção da inovação aberta e apresentou um panorama da pós-graduação brasileira, destacando dados, avanços e desafios do sistema.
Ao evidenciar a relevância da relação entre a academia e a indústria para o desenvolvimento do País, a gestora ressaltou que o Brasil produz muito conhecimento nas universidades, mas transfere pouco para o setor produtivo. Atualmente, “a porcentagem de artigos envolvendo a colaboração da indústria entre os vinte países com maior produção de conhecimento do mundo é de 1,5%”, e o Brasil ocupa a 15ª colocação. Em primeiro lugar está a Suíça, com 7%.
A gestora enfatizou a necessidade de adotar uma abordagem estratégica para a inovação aberta, identificando as áreas em que o Brasil se destaca, como agricultura, saúde pública e ciência das plantas, e definindo o espaço que deseja ocupar globalmente. Denise também destacou que, atualmente, entre os 10 principais setores de especialização produtiva no país, seis estão relacionados às atividades primárias.
A presidente explicou que estão sendo desenvolvidas políticas públicas para promover um melhor desenvolvimento do país. Essas políticas fazem parte da agenda Nova Indústria Brasil, um programa estratégico do governo federal que visa impulsionar o setor industrial até 2033. Além disso, a agenda busca garantir a permanência do conhecimento produzido no Brasil, "combatendo a evasão de cérebros para outros países."
Denise enfatizou o tamanho do desafio: A cultura por trás da inovação aberta precisa mudar. Neste momento, na CAPES há mais de 7 mil cursos e mais de 4 mil programas, mas nenhuma linha de pesquisa dedicada à inovação aberta.” Mesmo assim, há 17 projetos de pesquisa e 359 trabalhos de conclusão na mesma área.
Clique aqui para assistir a íntegra da palestra da presidente da CAPES. O evento é realizado pela Open Innovation Hub, dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia e do I Congresso Brasileiro de Biotecnologia Industrial.
O que é inovação aberta:
Abordagem de gestão que promove a colaboração de parceiros externos como empresas, startups, organizações de pesquisa, governo e o meio acadêmico para desenvolver projetos de inovação, buscando adicionar mais expertise e rapidez ao processo.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES