Notícias
AVALIAÇÃO
CAPES dá início ao Seminário de Meio Termo
Começou na segunda-feira da semana passada, 2 de outubro, o Seminário de Meio Termo. O encontro reúne os coordenadores das 49 áreas de avaliação na sede da CAPES, em Brasília, para debater o andamento do processo avaliativo de 2021 a 2024 e possíveis aprimoramentos para o quadriênio seguinte (2025 a 2028).
Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, afirmou ser importante que o processo de construção da avaliação seja “dialogado e transparente” e leve em conta as várias nuances dentro do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), como a diversidade regional e as desigualdades de gênero e étnico-raciais. “O Seminário de Meio Termo é um momento muito importante de reflexão sobre esse conjunto de valores e como isso vai se refletir na qualidade dos processos formativos”, afirmou.
Paulo Santos, diretor de Avaliação da Fundação, observou que caberá aos coordenadores das áreas debater tanto o que os PPG produziram nos últimos dois anos, quanto a perspectiva de aplicar novos indicadores para o próximo quadriênio. “Talvez a força principal da avaliação seja o fato de que é feita pelos pares”, afirmou.
Para Laerte Ferreira, diretor de Programas e Bolsas no País da Agência, o SNPG é uma das políticas públicas mais bem-sucedidas do Brasil. “Tem dois elementos centrais que fazem o Sistema Nacional de Pós-Graduação funcionar de uma forma predominantemente exitosa e muito reconhecida no mundo: as Pró-Reitorias de Pós-Graduação e os coordenadores de PPG e das áreas de avaliação”, afirmou.
Legenda de imagens:
Banner e imagem 1: Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, e os diretores Laerte Ferreira (de Programas e Bolsas no País, à esquerda) e Paulo Santos (de Avaliação) abriram o Seminário de Meio Termo. (Foto: Guilherme Gomes - CGCOM/CAPES)
Imagem 2: O Seminário de Meio Termo reúne coordenadores das 49 áreas de avaliação. (Foto: Guilherme Gomes - CGCOM/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES