Notícias
DIA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO
CAPES contribui para o avanço da educação
Graziele Oliveira, bióloga, mestre e doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), identificou, durante seu pós-doutorado, na Universidade de Marselha, na França, um vírus que infecta as amebas, o Yaravirus brasiliensis . A descoberta, feita na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, teve grande impacto na comunidade acadêmica brasileira e internacional por apresentar uma característica inusitada: o genoma do vírus apresentou mais de 90% de genes desconhecidos, nunca antes descritos na literatura científica.
“Seus genes não apresentavam similaridade com nenhum outro vírus ou organismo disponíveis nos bancos de dados. O vírus apresenta, assim, um potencial muito interessante para estudos futuros e novas descobertas”, observou a cientista, destacando a contribuição decisiva da Fundação: “A CAPES exerceu importância fundamental no desenvolvimento desse estudo: financiou minha bolsa e permitiu que a pesquisa fosse desenvolvida no exterior”.
A CAPES exerce um papel fundamental ao financiar pesquisas no Brasil e no exterior e a formação de cientistas reconhecidos no mundo. Neste Dia Internacional da Educação, 24 de janeiro, a Fundação celebra marcas importantes: 99,6 mil bolsas de pós-graduação, sendo 96,5 mil no Brasil e 3,1 mil no exterior, além de mais 60 mil bolsas voltadas ao aperfeiçoamento de professores da educação básica.
Mesmo com a pandemia a CAPES manteve, em 2021, a execução plena de suas políticas e ações internacionais, fluxo que se manterá em 2022. O orçamento aprovado para Fundação nesse ano terá um aumento de 17% em relação ao do ano passado, passando de R$ 3,14 bilhões para R$3,68 bilhões.
Dia Internacional da Educação
O
Dia Internacional da Educação
, data comemorativa criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, reforça a importância da educação no desenvolvimento da humanidade e celebra o papel da educação para a paz e o desenvolvimento.
Legenda das imagens:
Banner:
Imagem ilustrativa
(Foto: iStock/Chinnapong)
Imagem dentro da matéria:
Graziele Oliveira identificou, durante seu pós-doutorado, na França, um vírus que infecta as amebas, o Yaravirus brasiliensis
(Foto: Divulgação)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES