Notícias
AÇÕES INTERNACIONAIS
CAPES aumenta número de bolsas em edital para os EUA
A CAPES e a Comissão Fulbright aumentaram de 10 para 19 o número de pesquisadores a serem enviados aos Estados Unidos para cursar doutorado pleno com bolsa. O Edital nº 5/2021 do Programa CAPES-Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA previa duas chamadas de até uma dezena de cientistas cada. Entretanto, o alto rendimento dos inscritos e o contexto de volta da mobilidade internacional levaram à decisão de quase dobrar o total de alunos nesta primeira leva. A lista dos selecionados está disponível no site da CAPES e na edição desta quinta-feira, 16 de setembro, do diário Oficial da União.
Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, enfatizou que a internacionalização é parte dos objetivos da Agência: “Com o apoio de Milton Ribeiro, ministro da Educação, conseguimos esse aumento no número de bolsas. Faz parte do plano de ação da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES a ampliação na internacionalização”, disse.
O edital estabelecia uma nota mínima de 70 (de um máximo de 100) em uma avaliação que consistia em análise da formação acadêmica, do currículo, da bibliografia, do plano de estudos, das universidades escolhidas e do statement of purpose (ensaio que reúne experiências acadêmicas e extracurriculares) de cada candidato. Os 19 ficaram acima dessa nota. Após quase dois anos de restrições pela pandemia da COVID-19, a CAPES decidiu ampliar o número de alunos.
As bolsas terão duração de até seis anos e serão financiadas pela CAPES, a Fulbright e as universidades americanas. Cada bolsista deste Programa será apoiado financeiramente pela CAPES e pela Fulbright com o valor anual de até US$ 55 mil. O processo seletivo das universidades americanas está previsto já para outubro, com resultado a ser anunciado até 15 de abril de 2022. As atividades dos bolsistas devem se iniciar entre agosto e dezembro daquele ano.
Uma segunda chamada terá início em 2022, com o período de inscrições previsto para janeiro.
Sobre o programa
O
Programa CAPES-Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA
incentiva a formação de líderes que possam contribuir para a pesquisa brasileira e mundial, fortalecer as áreas do conhecimento em consolidação no País e ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior. O Programa também amplia o acesso de pesquisadores brasileiros a universidades de excelência dos Estados Unidos e proporciona mais visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural do País.
Confira o resultado preliminar.
Legenda das imagens:
Banner: Imagem ilustrativa
(Foto: iStock)
Imagem dentro da matéria: Logotipo da Comissão
Fulbright
(Foto: Divulgação site da Comissão
Fulbright
)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES